Veterano da CASACOR Bolívia, Eduardo Baldelomar traz a natureza de seu país para esta edição
Fonte: Heloisa Vieira – dc33 Comunicação
Fotos: Ricardo Abreu e da CasaCor Israel Gollino
Planta de flores exóticas do leste da Bolívia, a “Ceiba Camba” dá nome ao projeto e inspira a paleta de cores, as texturas e obras de arte presentes no espaço
Veterano da CASACOR Bolívia desde a primeira edição, em 2013, o arquiteto Eduardo Baldelomar, traz a inspiração da natureza exuberante de seu país para a CASACOR São Paulo 2024. Em sua segunda passagem pela edição paulistana, reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, design e paisagismo das Américas, o profissional relaciona a Ceiba Camba, como tema e nome do seu espaço – uma ótica de 54 m² – usufruindo de uma paleta de cores e texturas inspiradas na árvore, símbolo boliviano.
Essa espécie de flores marcantes é natural da região leste boliviana, recentemente catalogada por organismos internacionais e com características que a tornam única em seu gênero. É um ícone que estampa o brasão do Departamento de Santa Cruz de La Sierra e a nota de 20 da Bolívia, bem como diversas obras de arte e, principalmente, os cenários urbanos do outono do país. O pórtico de ingresso ao ambiente é marcado por um mural de grande dimensão, assim como outra peça ao fundo, ambos desenhados por Eduardo Baldelomar e construídos em mosaico com cerâmica reciclada pelo artista autodidata e engenheiro químico, também boliviano, Andrés Fenix. As criações protagonizam o espaço marcado pela multiplicidade de cores, pelas formas orgânicas e pelos jogos com a iluminação.
Outro destaque da proposta está na sustentabilidade como presença marcante e em busca da preservação dos biomas latinos e mundiais. O arquiteto, que também é professor de design ambiental, posicionou a técnica de mosaico, logo na porta de entrada, para também simbolizar a arte manual ancestral espanhola que chegou à América colonial com objetivo de reutilizar fragmentos de pisos e revestimentos para compor peças de arte. Inclusive, após a mostra, as duas peças serão doadas para uma ONG que atual em prol da preservação da biodiversidade na Bolívia.
No interior da ótica, o arquiteto selecionou um sofá articulado, disposto na área central, em busca de ampliar o conforto, além de duas estações de trabalho ao fundo. “Embora os clientes estejam num espaço comercial, nossa intenção é deixá-los tão confortáveis como na sala de estar de suas residências”, indica Eduardo. O toque final fica por conta do colorido no tapete Ceiba Camba, de formas orgânicas, assinado pelo próprio Eduardo e executado pela By Kamy. A peça, inspirada na semente da árvore, é totalmente sustentável, elaborada com resíduos de outros tapetes. Pontos com vegetações ainda foram escolhidos cuidadosamente para simbolizar a natureza boliviana. O formato, textura, cor e aroma peculiares da Ceiba Camba são interpretados em obras de arte, talhas e cerâmicas, além da customização de móveis e luminárias decorativas.
“O objetivo do projeto é contar uma história, destacando nossa diversidade cultural e natural que tem tudo a ver com o Brasil. Assim, fortalecemos nossa presença nesse importante espaço de arquitetura, trazendo o legado boliviano para apreciação, estudo, reinterpretação, preservação e compartilhamento“, explica Eduardo.
Com o tema “De presente, o agora”, a CASACOR SP 2024 acontece de 21 de maio a 28 de julho, no histórico edifício do Conjunto Nacional.
SERVIÇO – CASACOR São Paulo 2024
Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073.
Quando: de 21 de maio a 28 de julho de 2024.
Horário de funcionamento do evento:
Terça a Sábado das 12h às 22h.
Domingos e Feriados das 11h às 21h.
Horário bilheteria: Terça a Sábado das 12h às 20h.
Deputado Luiz Carlos Motta Recebe Título de Cidadão Emérito de Ribeirão Preto