UNIFIPA promove palestra com Profª Maria Helena Guimarães de Castro
Fonte: Luiz Felício Bianchini Chaves – Comunicação FPA
Foto: Arquivo Pessoal
No dia 19 de maio, às 9h, o Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA promove, na Sala Movimento e Saúde (Sala de Espelhos), no Campus Sede, palestra com a Profª Maria Helena Guimarães de Castro com o tema “Formação inicial de professores no Brasil: cenários atuais, impasses e perspectivas”.
A atividade integra a programação anual promovida pela Área de Negócios da UNIFIPA, criada em 2022 com o objetivo de fortalecer o relacionamento com instituições de ensino públicas e privadas da região. Desde então, o setor promove, a cada ano, encontros com convidados renomados para debater temas relevantes para a área educacional.
Destinada exclusivamente a convidados, a palestra é voltada à comunidade educacional de Catanduva e região, especialmente às Secretarias Municipais de Educação, além de representantes de escolas públicas e privadas. A proposta é fomentar reflexões sobre os desafios e possibilidades na formação dos futuros professores. A organização do evento está sob responsabilidade de Janaina Rogante Huck e Guilherme Sato Santana, da Área de Negócios da UNIFIPA.

Profª Maria Helena Guimarães de Castro tem ampla trajetória na área da educação, com atuação em políticas públicas e pesquisas sobre formação docente, avaliação educacional e gestão de sistemas de ensino. É socióloga e foi ministra interina da Educação durante o Governo FHC e secretária-executiva do Ministério da Educação durante o Governo Temer de 2016 até 2018. Mestre em Ciências Sociais, especialista em educação, é professora aposentada de Ciência Política da UNICAMP. Foi presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do MEC, entre 1995 e 2002, responsabilizando-se, assim, pela viabilização do chamado “provão” (oficialmente Exame Nacional de Cursos, sucedido, no governo Lula, pelo ENADE).
Desde março de 2023 está à frente da Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, sediada no Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP. A iniciativa tem como objetivo fomentar e apoiar a realização de estudos e pesquisas sobre inovação em avaliação educacional, monitoramento e avaliação em políticas da educação básica e superior, além de promover conexões entre diversos atores que estão produzindo este conhecimento e disseminar informações e perspectivas que podem embasar o desenho de políticas públicas.