Uma arte que celebra a vida: Carimbo de Placenta no Hospital Unimed São Domingos
Fonte: Stella Vicente – Comunicação Unimed Catanduva
Foto: Divulgação
Ação denominada “Árvore da Vida” é feita pelo Centro Cirúrgico e pela Maternidade tem como objetivo proporcionar uma lembrança única e personalizada
No Hospital Unimed São Domingos (HUSD), o projeto de carimbo de placenta, denominado “Árvore da Vida”, tem conquistado mães e famílias, proporcionando uma lembrança única e personalizada do nascimento de seus bebês.
Realizado em todos os tipos de parto – normal e cesárea – tanto no Centro Cirúrgico quanto na Maternidade, o projeto transforma a placenta em uma verdadeira obra de arte, simbolizando o vínculo entre mãe e filho.
No Centro Cirúrgico, a equipe relata que o carimbo é feito logo após o parto, preservando a placenta e garantindo que o impresso fique limpo. “As mães ficam extremamente felizes ao ver o carimbo, pois ele eterniza a ligação e o amor entre mãe e filho”, dizem as colaboradoras.
Além de carimbar a placenta, são registrados os pezinhos do bebê e os dados do nascimento. “Nesse momento aproveitamos a emoção do parto para expressar em forma de arte brincando com as cores e desenhos do quanto aquele momento foi importante na vida da mãe e o quanto aquela placenta foi imprescindível para a morada desse bebê durante a gestação”, descreve Raissa Somer, coordenadora da Maternidade.
O carimbo de placenta vai além de uma simples lembrança, pois traz à tona todo o valor simbólico e emocional que esse órgão tem para o desenvolvimento do bebê e para a experiência das mães.
Ao criar essas “árvores da vida”, o Hospital Unimed São Domingos fortalece o vínculo entre as famílias e o nascimento, oferecendo uma forma de celebrar a vida e a conexão entre mãe e filho.
Lançamento da Coleção Destinos em São Paulo reúne convidados na Livraria da Travessa