Título de Cidadão Ribeirãopretano é entregue a João Marchesan
Fonte: Luiz Antônio – VERVI Assessoria
Fotos: Divulgação
Presidente da Agrishow recebe honraria durante abertura da 30ª edição da feira
João Marchesan, presidente da Agrishow e 1º vice-presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), recebeu o título de Cidadão Ribeirãopretano durante a cerimônia de abertura da 30ª Agrishow. A honraria é cedida pela cidade às pessoas que prestaram serviços relevantes à comunidade local.
O título foi proposto pelo vereador Matheus Moreno (MDB) em Decreto Legislativo nº 3/2025, como reconhecimento da contribuição de Marchesan para o desenvolvimento econômico e social da cidade de Ribeirão Preto (SP), por meio da Agrishow, bem como dos serviços prestados pelo também empresário.
“Me sinto muito honrado em receber esse título. Ribeirão Preto é a cidade do meu coração e me sinto feliz em poder contribuir para a prosperidade desta cidade e do estado de São Paulo como um todo”, exclamou Marchesan ao receber a honraria.


Trajetória
Com uma trajetória consolidada no setor industrial e agrícola, João Carlos Marchesan foi nomeado presidente da Agrishow em 2023. Empresário e administrador, ele acumula experiência à frente de entidades representativas da indústria, como a Abimaq, onde já presidiu o Conselho de Administração, além de integrar, desde 2014, os Conselhos de Administração da Agro industrial e Pastoril S/A e Marchesan Implementos e Máquinas Agrícolas TATU S/A.
À frente de uma das maiores feiras do agronegócio do mundo, Marchesan exerce com excelência o desafio de liderar a Agrishow com foco na inovação e no fortalecimento do setor. Sua vasta experiência e visão estratégica vêm contribuindo para o sucesso do evento. Ao longo de sua carreira, ele tem atuado em diversas frentes, desde o desenvolvimento tecnológico da mecanização agrícola até a defesa de políticas públicas voltadas ao crescimento da indústria nacional.
Além de sua atuação na Abimaq e na Marchesan, o executivo também integrou, de 2016 a 2019, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. Atualmente, segue ocupando cargos de destaque em instituições como a FIESP, onde é vice-presidente desde 2022, e o CIESP, no qual atua como conselheiro desde 1995.