Sesc Catanduva apresenta: Saias
Fonte: Comunicação SESC Catanduva
Fotos: Vitor Damiani
O fio condutor das cenas é a beleza do mundo feminino, com suas alegrias, decepções, lutas e esperanças.
Na quinta-feira (9), às 20h, o Sesc traz para Catanduva o Grupo GiraSaia e seu espetáculo de dança contemporânea “Saias – dançando, cantando e expressando a força do feminino nas manifestações afro-brasileiras”, de Nil Sena e Renata de Oliveira.
Trabalhando com as danças populares brasileiras (orixás, maracatu, jongo, côco de Alagoas, ijexá, lundu colonial, samba-de-roda e ciranda) sob a ótica do feminino, a cada manifestação, a figura da mulher surge com toda sua potência e beleza, trazendo mais sentido e intensidade à preservação e propagação de tais danças.
A mistura de linguagens, como poemas declamados, percussão e cantos, dá um sentido específico para cada cena.
“As saias entram como a figura que representa todo processo de força, doçura, sensibilidade, preservação da cultura popular e do universo feminino. Elas, as saias, fazem a ponte entre o feminino e a cultura popular. Nos candomblés, cocos e maracatus, lá estão elas, rodando e fazendo girar nossos costumes e nossas riquezas”, diz Renata de Oliveira.
Segundo Nil Sena, “Saias evoca todo o poder do feminino na nossa cultura afro-brasileira. É a beleza, a tradição, a ancestralidade e a espontaneidade das nossas danças populares. É uma apresentação única, imperdível”.
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados antes do show, no Sesc Catanduva (Praça Felício Tonello, nº 228, Vila Rodrigues).
Com presença de Eike Batista, empresários se reúnem em almoço de negócios na Marina Itajaí