Revolução Digital: Palestra no Direito Unifipa explora o uso da Inteligência Artificial no Direito
Prof. Dr. Solano de Camargo discute como a IA pode otimizar a prática jurídica e os desafios éticos que acompanham essa inovação, reunindo 220 participantes no campus São Francisco.
Cerca de 220 participantes, entre estudantes e docentes do curso de Direito da Unifipa Catanduva, lotaram o auditório do campus São Francisco na última quarta-feira, 23 de outubro, para a palestra que abordou as tendências e desafios do uso da Inteligência Artificial no campo jurídico. Ministrada pelo renomado Prof. Dr. Solano de Camargo, docente da USP/SP e especialista em Direito Internacional, a palestra abordou o tema “Uso dos Prompts na Inteligência Artificial Generativa no Direito”, trazendo insights sobre o impacto da IA nas atividades jurídicas.
Presidente da Comissão de LGPD e IA da OAB/SP, o professor destacou como as ferramentas de IA estão transformando a prática do Direito, permitindo que estudantes e profissionais da área aumentem sua produtividade por meio do uso inteligente dessas tecnologias. “A ferramenta tem melhorado a performance e feito com que pessoas sem nenhum ou com pouquíssimo conhecimento em programação usem IA para melhorar a produtividade, para melhorar a eficiência, para baixar os custos, para obter respostas mais aprimoradas”, comentou.
Durante a palestra, Dr. Solano mostrou aos participantes como criar comandos claros e precisos, uma habilidade essencial para obter respostas úteis de sistemas de IA otimizando assim o trabalho diário de advogados e outros operadores do Direito. Ele destacou também os desafios éticos envolvidos, “lembrando que, apesar da automatização de processos, a revisão humana ainda é indispensável”, afirma.
O evento teve o apoio da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e foi organizado pelos alunos do Centro Acadêmico XXI de Setembro e pela Associação Atlética Acadêmica “Pantera Negra” Catanduva, ambos vinculados ao curso de Direito da Unifipa.
“A palestra foi um sucesso, proporcionando aos presentes uma visão abrangente e prática sobre as novas ferramentas tecnológicas que estão remodelando o Direito e as atividades dos seus profissionais”, disse o coordenador do curso de Direito, Prof. Dr. Luís Rossi, que sinaliza o incluir o estudo da IA na grade curricular do curso para o próximo ano. “Estamos empenhados em oferecer aos alunos mais esta temática dentro da grade do curso. Cada vez mais estamos inseridos nessas tecnologias e temos que usá-las a nosso favor. Quem ganha são nossos alunos que aumentas sua bagagem profissional”.
Fotos: Comunicação FPA
📝Texto: Alan Gazola | 📢Comunicação & Marketing FPA | 🌐fundacaopadrealbino.com.br
Lançamento da Coleção Destinos em São Paulo reúne convidados na Livraria da Travessa