×
  11 de dezembro de 2024

Representantes do HUSD participam do maior congresso nacional de Qualidade com trabalho científico inovador


Fonte: Comunicação Unimed Catanduva

Foto: Arquivo Pessoal

Sandra Cristina Nunes, Guilherme Silva e Renato Pereira apresentaram um trabalho científico inovador sobre o Protocolo de MEWS, que foca no socorro precoce por meio da tecnologia avançada


O Hospital Unimed São Domingos (HUSD) marcou presença no III Congresso da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, o maior evento do setor no Brasil, realizado em 2024. Na ocasião, a equipe apresentou um trabalho científico inovador sobre o Protocolo de MEWS (“Modified Early Warning Score” ou “pontuação de alerta precoce modificada”), implementado na unidade hospitalar no mesmo ano. O sistema tem como principal objetivo assegurar o pronto atendimento ao paciente por meio da detecção antecipada de sinais de deterioração clínica, possibilitando intervenções médicas imediatas.

O trabalho, intitulado “Implementação de sistema de detecção e gestão da deterioração clínica em unidade de internação hospitalar”, foi apresentado pela coordenadora de Qualidade Hospitalar, Sandra Nunes; o analista de projetos, Guilherme Silva; e o encarregado de Suporte Técnico, Renato Pereira.

O projeto recebeu elogios de profissionais e instituições presentes, destacando-se pela combinação de automação, recursos tecnológicos e boas práticas assistenciais. Segundo Guilherme Silva, “muitas instituições estão nos contatando para benchmark do processo”.

Impacto do Protocolo de MEWS

Desde a implementação do Protocolo de MEWS, a unidade de internação do HUSD tem registrado importantes avanços, especialmente no socorro precoce aos pacientes e na melhoria dos desfechos clínicos. “O sistema permite um atendimento padronizado e impacta também na performance da equipe assistencial, promovendo o desenvolvimento de um olhar crítico”, destacou Silva.

O protocolo reflete o compromisso do HUSD com a segurança do paciente e a qualidade assistencial. Segundo Sandra, “a diretoria do hospital incentiva projetos que aprimoram o cuidado prestado com excelência, proporcionando um socorro imediato e sincronizado”. O sistema garante que a deterioração clínica seja detectada precocemente, otimizando a abordagem da equipe médica e resultando em melhoras significativas no quadro clínico dos pacientes.

A presença do HUSD no congresso foi descrita como uma experiência única pela equipe. “Foi uma experiência ímpar compartilhar um projeto exitoso com a comunidade científica, trocar experiências e projetar o nome do Hospital Unimed São Domingos como referência em segurança do paciente”, afirma Sandra.

O evento, de caráter multiprofissional, reuniu profissionais, gestores e pacientes para promover discussões e compartilhar conceitos, políticas e estratégias voltadas aos desafios contemporâneos. Sob os pilares da qualidade, inovação, sustentabilidade e governança corporativa, o congresso busca transformar as práticas em prol da qualidade do cuidado e segurança do paciente.

Inovação e tecnologia na saúde

Para a equipe do HUSD, a inovação e a tecnologia são aliadas fundamentais na melhoria dos cuidados hospitalares. “A tecnologia otimiza processos, traz agilidade, rastreabilidade, qualidade e segurança, além de melhorar a performance dos profissionais de saúde”, reforçou o encarregado de Suporte Técnico, Renato.

A apresentação do trabalho científico no congresso reforça o papel do HUSD como um hospital comprometido com a excelência em saúde e a liderança na implantação de soluções tecnológicas e inovadoras que beneficiem seus pacientes e equipes.