Pesquisa revela que a Bahia é o destino favorito dos brasileiros.
Fonte: Camila Lima – Sherlock Comms
Foto: gettyimages
Estudo aponta a Bahia como o principal destino procurado por brasileiros para viagens; saiba qual o continente mais buscado para excursões
Pesquisa realizada pela Preply revela tendências de viagem dos brasileiros, assim como os seus destinos favoritos para os próximos meses dentro e fora do país
Uma pesquisa conduzida pela Preply, plataforma de aprendizado online que conecta alunos e professores online, revelou os destinos de viagem mais desejados e procurados pelos brasileiros para os próximos meses, bem como os desafios que os viajantes enfrentam ao optar por explorar destinos internacionais, como a barreira linguística.
O estado da Bahia (BA) emergiu como o destino de viagem mais procurado entre os brasileiros para os próximos meses, com um índice de 27% dos entrevistados expressando um desejo de explorar essa localidade. Logo atrás encontram-se Santa Catarina (SC) com 25%, Rio de Janeiro (RJ) com 23%, Ceará (CE) com 22% e Rio Grande do Sul (RS) com 20%.
Quando se trata de destinos internacionais, os resultados da pesquisa da Preply revelam um gosto diversificado entre os brasileiros. A Europa lidera a preferência, com 23% dos entrevistados demonstrando interesse em explorar as riquezas deste continente cheio de cultura e história.
Os Estados Unidos e o Canadá também são destinos altamente procurados, com 20% manifestando o seu desejo de visitar esses países. Já a América Latina atraiu 16% dos entrevistados, enquanto a Ásia e a África figuram com 5% e 3% de interesse, respectivamente.
Viagens a turismo e para reencontros familiares devem dominar preferência dos brasileiros
A pesquisa da Preply destacou ainda que 61% dos brasileiros têm planos de realizar viagens de turismo nos próximos 12 meses. Essa tendência reflete o desejo contínuo por explorar novas culturas, destinos exóticos e viver experiências únicas. Já 39% dos entrevistados expressaram a intenção de realizar viagens para reencontros familiares.
“Esse dado sugere uma forte tendência pós-pandemia de reconexão com os seus entes queridos, algo que foi dificultado durante os anos da crise sanitária. Agora, é o momento de aproveitar e viajar, seja dentro do Brasil ou para fora”, afirma a especialista em relações públicas digitais da Preply, Anna Pyshna.
O levantamento também observou que 19% pretendem realizar viagens de negócios/trabalho, seguido de 18% que devem realizar intercâmbios para o estudo de idiomas em outros países.
Saiba quais as principais gafes que brasileiros cometem no exterior
Além de aspirações e desejos de viagem, a pesquisa identificou desafios significativos enfrentados pelos brasileiros que optam por destinos internacionais. Os maiores obstáculos são na hora das refeições para 21% dos entrevistados. Eles relatam que tentam pedir um prato e acabam recebendo algo diferente do que haviam solicitado devido à pronúncia incorreta ou a uma escolha de palavra equivocada.
Entre as preocupações, outros 21% destacam a utilização de mímicas para se comunicar. Muitas pessoas recorrem às “famosas mãozinhas” em um país estrangeiro, porém, esses gestos podem ter interpretações diferentes no país onde estão sendo usados, o que pode levar a mal-entendidos e ações que não são percebidas da mesma forma pelos nativos, devido à diversidade cultural. Adicionalmente, 16% relatam ter se tornado motivo de risadas ao tentar acompanhar e compreender um guia turístico.
“É inegável que, ao lidar com viagens internacionais e não ter domínio do idioma local, situações embaraçosas podem surgir. No entanto, a chave para evitar tais circunstâncias constrangedoras sempre reside nos estudos. Existem inúmeras maneiras de manter uma rotina de aprendizado, incluindo o uso de aplicativos e assistir a filmes e séries para continuar tendo familiaridade com o idioma”, ressalta Anna Pyshna.
Confira o Top 10 dos estados brasileiros mais buscados na hora de viajar:
- Bahia (BA) – 27%
- Santa Catarina (SC) – 25%
- Rio de Janeiro (RJ) – 23%
- Ceará (CE) – 22%
- Rio Grande do Sul (RS) – 20%
- São Paulo (SP), Minas Gerais (MG) e Pernambuco (PE) – 16%
- Alagoas (AL) e Rio Grande do Norte (RN) – 13%
- Maranhão (MA) – 11%
- Amazonas (AM) – 10%
- Paraná (PR) – 8%
*A pesquisa da Preply, realizada em agosto, entrevistou mais de 1000 pessoas das cinco regiões do Brasil por meio de questionários online. O estudo abordou fatores influenciadores de escolha de destinos de viagem, como finalidade da viagem, preferências culturais, custo e acesso a serviços básicos. A análise destacou os principais fatores que influenciam os brasileiros na seleção dos destinos.