Pacientes de hemodiálise HPA/HEC recebem orientações e interação do grupo HumanizArte
Atividade faz referência ao Dia Mundial do Rim, comemorado em 9 de março.
Os pacientes que realizam sessões de hemodiálise no setor de Terapia Renal Substitutiva do Hospital Padre Albino e do Laboratório de Nefrologia do Hospital Emilio Carlos e seus acompanhantes participaram da atividade de orientação e conscientização com relação à manutenção de bons hábitos para o funcionamento dos rins.
Realizada nos dias 8 e 9 de março, foram distribuídos folhetos informativos sobre a campanha do Dia Mundial do Rim, sempre comemorado na 2ª quinta-feira do mês de março e tiradas dúvidas com os profissionais da área. Em 2023, o tema foi ‘Saúde dos rins e exame de creatinina para todos’.
“As doenças renais podem ser prevenidas; por isso é importante fazer o diagnóstico precoce e manter estilo de vida saudável”, disse a enfermeira coordenadora do setor de Hemodiálise do Hospital Padre Albino, Marina Ferreira Caiuby.
No dia 9, o grupo HumanizArte, do curso de Medicina Fameca/Unifipa, promoveu atividades lúdicas, contação de histórias e brincadeiras. “Geralmente os pacientes fazem sessões três ou mais vezes por semana. É um tratamento muitas vezes desgastante, físico e emocionalmente; por isso nosso objetivo também foi trazer um pouco de leveza e descontração no ambiente com a intervenção do grupo de alunos da medicina”, comentou Marina.
O Dia Mundial do Rim tem por objetivo promover a saúde da população, garantindo o acesso universal, à informação e ao tratamento da doença renal nos diferentes grupos socioeconômicos. Esse ano a campanha aborda o tema “Cuidar dos vulneráveis e estar preparado para os desafios inesperados”; por isso a importância de garantir o acesso à informação e ao sistema de saúde a todos, incentivando a adotarem estilos de vida saudáveis como forma de prevenção, como por exemplo, praticar exercícios físicos regularmente, evitar excesso de sal, não fumar, não abusar no consumo de bebidas alcoólicas, controlar o peso, manter-se hidratado, controlar a pressão, o colesterol e a glicose e não fazer uso de medicamentos sem prescrição médica.
Além do apoio do HumanizArte, a ação contou com a participação dos médicos nefrologistas Dra. Luciana S. Devito Grisotto e Dr. Renan Hércules Devitto e equipe do serviço de Terapia Renal Substitutiva do HPA.
Foto/Legenda: Enquanto recebe o tratamento, a paciente Maria de Lourdes interage com o grupo. (Foto: Divulgação FPA)
Texto: Alan Gazola – Comunicação & Marketing Fundação Padre Albino
Treinamento de Vias Aéreas Avançadas capacita enfermeiros do Hospital Unimed São Domingos
Ben Affleck é apontado como o homem mais bonito entre todos os eleitos pela revista People