×
  10 de abril de 2025

Paciente celebra 50 anos com última sessão de quimioterapia e recebe surpresa do hospital


Fonte: Beatriz Menzani Corrêa – Comunicação FPA

Fotos: Comunicação FPA

Com sorriso no rosto e olhos marejados, Marta Gonçalves viveu nesta quarta-feira, 9 de abril, um daqueles momentos que não se esquece. Ao mesmo tempo em que encerrava o ciclo de quimioterapia iniciado em dezembro de 2024, comemorava também seus 50 anos de vida — cercada de afeto, esperança e uma surpresa preparada com carinho pela equipe do Hospital de Câncer de Catanduva/HCC.

A pedido da oncologista clínica do HCC, Dra. Carine de Cássia Mauro, o Serviço de Nutrição e Dietética estendeu o projeto “Feliz Aniversário”, criado para pacientes internados nas alas hospitalares, até o Serviço de Quimioterapia especialmente para celebrar esse dia.

O gesto, simples à primeira vista, carrega a essência da humanização no ambiente hospitalar. “A gente sabe que o hospital não é o lugar onde alguém gostaria de passar o aniversário. Por isso, tornar esse dia mais leve e especial é uma forma de demonstrar que nos importamos; que cada paciente importa”, disse a nutricionista Bianca Stanquevis.

O projeto é promovido pelo Serviço de Nutrição e Dietética da Fundação Padre Albino. Sempre que um paciente completa mais um ano de vida durante a internação, a equipe se mobiliza: bolo feito sob medida, avaliação nutricional prévia e a presença de copeiras, nutricionistas e o Serviço de Enfermagem. Se o paciente tiver restrição alimentar, outra alternativa é pensada com o mesmo carinho.

“Antes de levar o bolo, conferimos se o paciente pode consumir. Quando não pode, criamos outra opção. O que importa é não deixar de marcar esse momento”, explica Bianca.

No caso de Marta, a coincidência entre o fim do tratamento e a data do aniversário transformou a comemoração em símbolo de recomeço. “A guerra já foi vencida. Tenho certeza que foi Deus que fez essa coincidência. Peço que as pessoas confiem sempre em Deus, pois foi Ele que colocou esses anjos na minha vida. Sou muito grata pelos médicos, enfermeiros, auxiliares e por todos que me acompanharam nesse processo”, finalizou.