Oficina sobre Ginástica Rítmica para o ambiente escolar encerra XI Semana da Educação Física Unifipa 🤸♂️
Evento acadêmico destacou histórias de sucesso com ex-alunos.
Na última quinta-feira, dia 12, foi encerrada a XI Semana Acadêmica da Educação Física da Unifipa, evento que promoveu série de palestras, oficinas e atividades voltadas para os alunos e profissionais da área. A agenda foi encerrada com a oficina “Introdução à Ginástica Rítmica para o ambiente escolar e clubes”, ministrada pelas egressas do curso, professoras e atletas Naiane Oliveira e Ellen Perpétua, representantes da Escola de Ginástica Rítmica ‘Jéssica de Lucca’, que leva o nome da também ex-aluna.
A oficina, que abordou o uso da ginástica rítmica como ferramenta pedagógica no aprendizado e desenvolvimento corporal de crianças, apresentou aos participantes circuito com as diversas modalidades da ginástica, utilizando aparelhos como arco, bola, fita, maça e corda. As convidadas trouxeram não apenas a demonstração técnica, mas também compartilharam suas experiências como professoras e árbitras federadas da modalidade.
Naiane Oliveira destacou a importância da oficina enfatizando o valor da prática no ambiente escolar. “Nós passamos aos participantes desde o alongamento, aquecimento e alguns fundamentos básicos que podem auxiliar o aluno que vai se formar e seguir carreira como professor ou instrutor”. Ela ainda ressaltou a crescente demanda por profissionais especializados na área. “A ginástica rítmica está crescendo. Nas academias, por exemplo, há filas de espera de crianças, mas infelizmente não temos profissional especializado. Queremos mostrar aos alunos de Educação Física que eles podem começar o básico para ir evoluindo e já saírem com bagagem que pode colocá-los dentro dessas instituições”, assegurou Naiane.
Para Ellen Perpétua, a Unifipa teve fundamental participação na formação de ambas, não só como atletas, mas também como técnicas e educadoras. “Unifipa foi de grande valor, tanto na nossa formação quanto na vida como atletas e, agora, como técnicas e professoras. Estamos passando tudo que nos foi ensinado na faculdade e alimentando os colegas com a nossa vivência no dia a dia como profissionais que trabalham com crianças, adolescentes e adultos”, declarou a professora.
O encerramento da Semana reforçou a importância de eventos práticos no contexto da formação acadêmica. O coordenador do curso de Educação Física da Unifipa, Prof. Me. Igor Braz, destacou a relevância de oferecer não apenas a teoria aos alunos, mas também a oportunidade de vivenciar diferentes áreas da profissão. “Nossa preocupação é promover o ensino completo. Nossos eventos colocam os alunos em contato com as várias possibilidades que a profissão de educador físico pode oferecer e isso é fundamental para que eles saiam preparados para os desafios do mercado de trabalho”, concluiu o professor.
Fotos/Comunicação FPA
📝Texto: Alan Gazola | 📢Comunicação & Imprensa FPA | 🌐fundacaopadrealbino.com.br
Treinamento de Vias Aéreas Avançadas capacita enfermeiros do Hospital Unimed São Domingos
Ben Affleck é apontado como o homem mais bonito entre todos os eleitos pela revista People