Notas do Turismo Paulista
Fonte: Jarbas Favoretto
Fotos: Divulgação
AGORA É O AVISTAR 2025
Neste mês, tivemos entre nós, a 18ª. edição do AVISTAR, antes regional, agora internacional.
Os 12 Estados participantes, os 90 estandes, os 18 países convidados, além de diversos fóruns e mais de 200 palestras em 3 dias repletos de atrações diversas, tudo isso traduziu o grande sucesso desse importante evento internacional, realizado no Jardim Botânico em São Paulo.

Na foto: Avistar 2025
GÁLIA E CAETETUS
Interessante cidade a 60 km de Bauru, Gália surgiu de um dos primeiros engenhos de cana-de-açúcar nos idos de 1906.
Ali está a segunda maior reserva do Estado paulista, a qual vai até Alvinlândia e cujo nome é ‘Estação Ecológica dos Caetetus’, uma unidade de conservação administrada pelo Instituto Florestal.
O acesso à área é permitido apenas com objetivos de educação ambiental e pesquisas científicas, sempre com visitas monitoradas e previamente autorizadas pela administração da unidade.
A Estação Caetetus protege o ecossistema da mata atlântica, abrigando espécies da fauna como o mico-leão–preto, a onça parda, o cateto, o queixada, dentre outros e em meio à árvores com mais de 30m de altura.
Visite Gália.

Na foto de Alexandra Favoretto.: Em Gália, fabrica, loja e museu da seda.
SERTÃOZINHO SÓ NO NOME
Na verdade, Sertãozinho não é um pequeno sertão. Já se trata de uma grande cidade. Ela cresce agora nos itens do turismo.
Parques, praças, prédios com história, museu, cultura e, o principal: acolhe com bom atendimento e o Posto de Informações Turísticas fica logo no Portal de Entrada.
A cidade orgulha-se em respirar cultura, lazer e história através dos seus patrimônios preservados.
Não falta um bom e eficiente Conselho Municipal de Turismo, de cuja reunião participamos recentemente.
Cidade próxima de Ribeirão Preto, ela espera a sua visita.

Na foto: COMTUR de Sertãozinho (SP).
TEATRO, PARQUES E PRAÇAS
O Teatro de Sertãozinho, inaugurado em 1980, com palco estilo italiano, tem servido para espetáculos teatrais, mas, também, para danças, palestras e eventos.
Quatro parques existentes, dois deles são ecológicos, e o parque que também é de lazer recebe mais de 200 mil turistas por ano.
Há um complexo com parque linear e parque de lazer.
Museu da Cana é outro atrativo de Sertãozinho. O grande diferencial do museu é a sua maquinaria escocesa do final dos anos 1880, toda bem preservada, com moenda a vapor, cozedores, cristalizadores e sacadores.
Diversas belas praças agradam o visitante.
E temos carinho com a Praça Elmo Favaretto por razões óbvias.
Visite Sertãozinho (16) 3942-5168.

Na foto: Museu da Cana-de-Açúcar, em Sertãozinho.