×
  1 de abril de 2025

Lilian Esteves é uma das homenageadas na 4ª edição do Prêmio Mulheres Exponenciais 2025


Fonte: Felipe Lopes – OVO Comunicação

Foto: Divulgação

A premiação é um reconhecimento por sua atuação como conselheira do Inteli, instituição de ensino superior dedicada à formação de líderes em tecnologia.

A empresária e filantropa Lilian Esteves é uma das homenageadas na 4ª edição do Prêmio Mulheres Exponenciais 2025, promovido pelo Grupo Esfera Brasil. A premiação reconheceu o trabalho de mulheres que geram um impacto transformador na sociedade, destacando líderes inovadoras dos setores público e privado que contribuem para um país mais justo e inclusivo.

Lilian recebeu o prêmio na categoria Educação pela atuação como conselheira do Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli), faculdade fundada pelo marido André Esteves e Roberto Sallouti, sócios do BTG Pactual. O Inteli tem como principal missão ser o melhor instituto de tecnologia da América Latina e suprir a carência na formação de engenheiros e líderes neste setor no Brasil, com foco especial na inclusão de mulheres no mercado tecnológico.

Nos cursos oferecidos pelo Inteli (ADM Tech, Ciência da Computação, Engenharia da computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Software), o número de mulheres nas salas de aula representa 27% do total de alunos, quase o dobro da proporção de mulheres na área de TI e ciência da computação (15%), e superior à quantidade na engenharia (22%), segundo dados do IBGE.

“Este prêmio é um incentivo para continuarmos investindo na educação e na formação de líderes que transformarão o Brasil por meio da tecnologia e dos negócios, além de ser uma oportunidade para pavimentar o caminho para a próxima geração de lideranças femininas. Devemos sempre reforçar a importância de termos mulheres à frente de grandes empresas e instituições e projetá-las como exemplos de inspiração para outras mulheres”, diz Lilian Esteves.

Nos últimos anos, o Inteli tem se destacado por incentivar e empoderar suas alunas no ingresso nas áreas de tecnologia e liderança. Um exemplo desse movimento é o coletivo Grace Hopper, criado de alunas para alunas. O objetivo é ensinar linguagem de computação e formar uma rede de apoio para a entrada de futuras programadoras ao mercado de trabalho.

Além disso, o recém-lançado Centro de Empreendedorismo do Inteli, encabeçado pela diretora de Growth Ana Garcia, tem se tornado um espaço fundamental para fomentar o espírito empreendedor entre os estudantes, oferecendo suporte e conexão com investidores para transformar projetos de negócios em startups. Todas essas iniciativas ocorrem sob a liderança de outra mulher: Maíra Habimorad, CEO do Inteli.

A cerimônia ocorreu no dia 31 de março de 2025, no JK Iguatemi, em São Paulo, reunindo personalidades do empresariado nacional e autoridades. Além de Lilian, outras mulheres foram homenageadas em diversas categorias, como Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, na categoria Gestão Pública; e Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, em Inovação e Tecnologia.