×
  18 de janeiro de 2024

HUSD implanta Protocolo MEWS nas Unidades de Enfermaria


Fonte: Comunicação Unimed Catanduva

Foto: Ilustrativa

                                                                                                                                              HUSD implanta Protocolo MEWS nas Unidades de Enfermaria

Protocolo visa a identificação precoce de pacientes em risco de deterioração clínica

No último dia 15, o Hospital Unimed São Domingos deu um passo significativo na melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes ao implantar o protocolo MEWS (Modified Early Warning Score) em seu pronto atendimento. O MEWS é um sistema amplamente reconhecido na área da saúde que visa identificar precocemente pacientes em risco de deterioração clínica, permitindo uma intervenção rápida e eficaz.

O protocolo implementado avalia sinais vitais, como frequência cardíaca, pressão arterial, temperatura, frequência respiratória e outros parâmetros clínicos. Com base nesses dados, o MEWS calcula uma pontuação que reflete o estado clínico do paciente. Essa pontuação é então utilizada para determinar o grau de risco de deterioração clínica, permitindo uma intervenção precoce.

A abordagem estabelece um padrão para situações de urgência e emergência envolvendo pacientes internados nas Unidades de Enfermaria do HUSD e tem a participação de médicos hospitalistas, que compõe o Time de Resposta Rápida, além da equipe de enfermagem.

Os benefícios da implementação do Protocolo de MEWS incluem:

• Ampliação da autonomia dos enfermeiros;

• Aprimoramento na comunicação entre os profissionais das unidades;

• Redução do risco de paradas cardiorrespiratórias e outros eventos graves;

• Aprimoramento na qualidade do atendimento ao paciente.

A implementação do protocolo MEWS no pronto atendimento do Hospital Unimed São Domingos representa um avanço significativo na prestação de cuidados de saúde de qualidade, enfatizando a importância da vigilância precoce e da resposta rápida para melhorar os resultados clínicos dos pacientes. Tais melhorias visam garantir uma resposta eficaz diante de situações críticas, promovendo a segurança e o cuidado adequado aos pacientes internados.