HPA é o único hospital do Estado selecionado para nova fase do Projeto LEAN
Indicadores de melhorias qualificam para a implementação do ‘LEAN nos Hospitais’, do Sírio-Libanês.
O Hospital Padre Albino, unidade da Fundação Padre Albino, recebeu nos dias 17 e 18 de julho visita dos consultores do Hospital Sírio-Libanês para início do Projeto Transformação LEAN nos Hospitais. Dr. Rodrigo Sanches Garcia e o especialista Clécio Gomes Souza foram recebidos pela diretora de Saúde e Assistência Social da Fundação, Renata Rocha Bugatti, diretor médico Dr. Luís Fernando Colla, e pela gerente do Núcleo da Qualidade, Adriani Izabel de Souza Moraes.
Reunindo-se com gerências e coordenadores da assistência do HPA, os representantes do Sírio-Libanês apresentaram o projeto, que inclui a consolidação da ferramenta 5S, métodos para solução de problemas e planos de ações. “Também realizamos visita técnica, conhecendo os setores do hospital e as ferramentas que já foram implementadas durante a primeira participação no projeto LEAN nas Emergências.”, disse Dr. Garcia.
Na Fase II (ciclo 4) do projeto, o HPA foi o único hospital contemplado a participar do Projeto ‘Transformação Lean nos Hospitais’ do Estado de São Paulo. A unidade participou da primeira fase recebendo a consultoria técnica que introduziu a metodologia ‘LEAN nas Emergências’, com o objetivo de otimizar as demandas da assistência do Pronto-Socorro. “De 2019 a 2020 recebemos a consultoria do Sírio-Libanês e obtivemos excelentes indicadores, garantindo nossa qualificação para a nova fase, que é a implementação do LEAN nos Hospitais’, explica Adriani Moraes. A gerente informa que os consultores permanecerão durante um ano acompanhando e auxiliando nas implementações de melhorias de processos. “Teremos a consultoria presencial a cada 15 dias, agora visando otimizar os recursos existentes, reduzir desperdícios e agregar valor ao paciente, oferecendo assistência segura e de mais qualidade”.
A ação faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde/PROADI-SUS, em parceria com Ministério da Saúde, e tem por objetivo otimizar os processos e eliminar desperdícios dentro dos hospitais com atendimento SUS do Brasil. O programa é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil que replicam processos de assistência utilizados – Sírio-Libanês, HCor, Albert Einstein, Oswaldo Cruz e Beneficência Portuguesa, em São Paulo, e Moinhos de Vento, no Rio Grande do Sul.
Os hospitais de melhores performance terão seus resultados apresentados no Fórum Interativo Transformação LEAN nos Hospitais.
Fotos: Divulgação
Texto: Alan Gazola – Comunicação & Marketing FPA
Deputado Luiz Carlos Motta Recebe Título de Cidadão Emérito de Ribeirão Preto