Hospital Emílio Carlos conquista selo do CQH – Compromisso com a Qualidade Hospitalar
Fonte: Beatriz Menzani Correa – Comunicação FPA
Foto: Divulgação
Selo foi conquistado em avaliação técnica em Outubro de 2024 pelos avaliadores do CQH.
O Hospital Emílio Carlos acaba de conquistar o selo do CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar), promovido pela Associação Paulista de Medicina (APM). A certificação reconhece os esforços institucionais voltados à melhoria contínua da qualidade hospitalar, com foco na segurança do paciente e na excelência do atendimento.
Associado ao CQH, o hospital iniciou o processo de implementação com a finalidade de estabelecer modelo de gestão voltado para a qualidade hospitalar. Ao longo dos anos passou por importantes reestruturações na gestão, além de investimentos em estrutura, qualificação de pessoas, cultura da qualidade e segurança do paciente. Entre as ações implementadas destacam-se auditorias semanais e mensais, revisão de indicadores e uso de ferramentas ágeis de gestão.
O resultado desse investimento do Hospital Emílio Carlos no cuidado com a população culminou na conquista do Selo de Compromisso CQH.
“Essa conquista representa um marco na história do Hospital Emílio Carlos. É o reconhecimento do trabalho incansável de uma equipe que acredita no cuidado humanizado e na busca constante pela excelência. Como gestora é gratificante ver o empenho e a dedicação de cada colaborador refletidos nesse selo, que representa muito mais do que um certificado – representa nosso compromisso com a vida”, afirmou Renata Rocha Bugatti, diretora de Saúde e Assistência Social da Fundação Padre Albino. Para ela, “esse resultado se deve ao comprometimento de todos os profissionais que lutam, investem, atendem e desempenham cada uma de suas tarefas para fazer a diferença na vida das pessoas ali atendidas. O selo é de nós, colaboradores, para vocês, pacientes”.
Para Adriani Izabel de Souza Moraes, gerente do Núcleo de Qualidade, “o selo não é apenas conquista institucional; ele vai ao encontro da Missão, Visão e Valores do Hospital Emílio Carlos e do legado do Venerável Padre Albino, os quais prezam por valorizar a vida por meio do atendimento de excelência. A certificação demonstra a preocupação da instituição com a garantia da qualidade assistencial, com foco na segurança do paciente por meio de aprimoramento e integração dos processos, trazendo a ele, como benefício, a confiança na qualidade dos serviços prestados”.
O Hospital Emílio Carlos é o segundo hospital da Fundação Padre Albino a conquistar o selo CQH, reforçando o compromisso da instituição com a qualidade assistencial e a gestão responsável. O Hospital Padre Albino, que conquistou o selo em 2024, também passou pelo mesmo processo.

O que é o selo?
O CQH é programa de adesão voluntária, promovido pela Associação Paulista de Medicina (APM), que busca estimular a melhoria contínua da qualidade hospitalar. Além disso, valoriza a participação ativa, a autoavaliação e o trabalho coletivo, especialmente por meio de grupos multidisciplinares. A APM, como responsabilidade social, utiliza o desenvolvimento sustentável e o compromisso com as partes interessadas como base para seu modelo de gestão.
Os requisitos para a conquista do selo incluem o envio regular de indicadores, a participação nas assembleias do Programa CQH, contribuição para o Fundo de Apoio, autoavaliação anual e a presença de profissionais formados na Metodologia do CQH para as avaliações. Além disso, o processo envolveu auditorias, vistorias técnicas e avaliações presenciais, que verificaram o cumprimento dos critérios estabelecidos e a maturidade da gestão hospitalar em diversos aspectos, como segurança do paciente, qualidade assistencial e governança.
Além do Hospital Emílio Carlos e do Hospital Padre Albino também possuem a certificação o Hospital de Força Aérea de São Paulo/SP, Hospital e Maternidade Policin – Taubaté, Hospital Policlin – Nove de Julho – São José dos Campos, Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Limeira, Hospital Regional de Presidente Prudente, Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São José do Rio Preto, Hospital de Aeronáutica de Canoas – RS, Hospital de Aeronáutica dos Afonsos – RJ e Hospital Regional de Osasco – SP.