Galo da Madrugada celebra tradições do Carnaval pernambucano em São Paulo (04/03)
Fonte: Fernanda Couto
Foto: Sou em Cena
Pela quarta vez nas ruas da capital paulista, o “maior bloco da Terra” desfila dia 04 de março no circuito Ibirapuera (a partir das 9h) com o tema “Pernambuco: do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval!”, que exalta as múltiplas faces e a riqueza das manifestações culturais pernambucanas, como frevo, maracatu, bonecões e figuras lendárias e representativas como caretas, caiporas, papangus, caboclos de lança e ursos
Com o tema “Pernambuco: do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval!”, o Galo da Madrugada reverencia a cultura pernambucana em São Paulo, num mergulho no universo do frevo, em desfile no dia 04 de março, no Ibirapuera, a partir das 9h. Após realizar seu 46º desfile em Recife, o maior bloco do mundo toma as ruas da capital paulista pela quarta vez com a homenagem às múltiplas faces e à riqueza das manifestações culturais pernambucanas, como frevo, maracatu, bonecões e caboclos de lança.
Presentes do litoral ao sertão do Estado nos dias de momo, as diversas expressões culturais do Estado reúnem-se num grandioso espetáculo. Figuras lendárias e representativas como os caretas (Triunfo), caiporas (Pesqueira), papangus (Bezerros), caboclos de lança (Nazaré da Mata), ursos – ou “la ursas”, tradição viva em várias cidades pernambucanas – e o próprio Bacalhau do Batata (de Olinda, que marca o fim do período carnavalesco), estão entre as tradições reverenciadas junto ao público.
“Temos uma variedade e uma riqueza de tradições carnavalescas aqui em Pernambuco, não só no Recife e em Olinda como também no interior. Vamos fazer uma viagem pelas manifestações culturais características dessas cidades e trazê-las para o nosso desfile”, adianta o presidente da agremiação, Rômulo Meneses, que busca, com o tema, enaltecer e dar maior visibilidade a esse leque de figuras e personagens do carnaval no Estado.
O termo “Do Galo ao Bacalhau” – que, inclusive, é título de um frevo composto por Cláudio Almeida e Egídio Vieira, no final da década de 1980 -, representa uma viagem do Galo e do folião por todo o universo que abrange o carnaval de Pernambuco, começando no Sábado de Zé pereira e seguindo até a Quarta-feira de Cinzas. “Enquanto o Galo, no Recife, é quem começa, tradicionalmente, os festejos, é o Bacalhau do Batata, em Olinda, que sinaliza para o encerramento do reinado de momo”, explica Rômulo. Entre o começo e o fim dessa maratona imaginária, uma variedade de outras cidades pernambucanas e seus personagens serão visitados e reverenciados: “temos uma infinidade de manifestações e figuras carnavalescas, muitas delas do interior do Estado, que iremos destacar e, até mesmo, tornar conhecidas para os foliões tanto daqui quanto de fora de Pernambuco e do Brasil, que vêm brincar o maior bloco do mundo”, finaliza Meneses.
“Tenho certeza que vamos fazer mais um grande carnaval, em 2025, juntando todas as manifestações culturais que acontecem ao longo do Estado, seja no litoral, agreste, zona da mata, sertão, até Petrolina. A expectativa, como sempre, é muito positiva e é isso o que nos motiva a realizar todo ano esse planejamento de colocar o Galo na rua, saber desse amor que o povo pernambucano tem, que o brasileiro tem pelo bloco”, acrescenta Rodrigo Menezes, vice-presidente da agremiação.
SERVIÇO:
DESFILE BLOCO GALO DA MADRUGADA 2025 (04/03) – Circuito do Ibirapuera/SP
Tema: “Pernambuco: Do Galo ao Bacalhau, Viva o Carnaval!”
Data: 04 de março (terça-feira) de 2025
Horário: a partir das 9h
Onde: Circuito Ibirapuera: do Obelisco ao Monumento às Bandeiras (Empurra-empurra)
Horários
9h: CONCENTRAÇÃO
10h às 14h: DESFILE PELA AVENIDA PEDRO ÁLVARES CABRAL (DO OBELISCO DO IBIRAPUERA ATÉ O MONUMENTO ÀS BANDEIRAS)