×
  20 de junho de 2024

Ferragamo apresenta: Pré-primavera 2025


Fonte: Bruna Janz – Suporte Comunicação

Fotos: Divulgação

Para a Pré-Primavera de 2025, Maximilian Davis retorna aos arquivos da Ferragamo para descobrir o espírito do final dos anos 1970 e traduzi-lo através de seu olhar decididamente contemporâneo. As campanhas da casa da época – instantâneos de mise en scene que mostravam um estilo de vida completo de elegância natural – ofereceram um ponto de partida para reconsiderar a natureza essencial do guarda-roupa Ferragamo. “Eu queria trazer esse senso de realidade para toda a coleção”, explica Davis. “Mas com uma sensação de tranquilidade e glamour dos anos setenta”.

Assim, a sensualidade que marcou a época – e que se tornou um código-chave do Ferragamo de Davis – aparece silenciosamente onipresente através de silhuetas fluidas e tecidos leves; lantejoulas líquidas, jeans flocados e sedas drapeadas. Minivestidos de viscose e alfaiataria que cobrem as coxas mostram a confiança distinta de Ferragamo, enquanto saltos com shape kitten heel  brilhantes, mules com recortes gráficos e enfeites de penas com estilo boudoir possuem um fascínio fetichista. Botinhas e estampas de pele de cobra amplificam expressamente essa energia. 

“Mas há dois lados nos anos setenta: algo ousado e sexy de um lado, mas também algo puro e elegante do outro”, continua Davis. Os vestidos com lenços são confeccionados com estampas ilusórias que refletem a memória das texturas ou abstrações distorcidas de florais para uma destilação onírica de nostalgia. A silhueta da sua alfaiataria Ferragamo – com ombros fortes e cintura estreita – é formada em algodão ou ráfia revestida. Tanto na moda masculina quanto na feminina, os mocassins exibem uma elegância despreocupada. A icônica bolsa Hug é suavizada e reconstruída para maior facilidade, sua alça única e couro flexível agora informam suavemente sua estrutura, enquanto a introdução de uma nova bolsa tira seu formato do drapeado de lenços, formados a partir de couro macio como manteiga. 

Ao longo da coleção, a linguagem contínua e essencial do Ferragamo moderno é refinada e reafirmada: a elegância exigente do minimalismo refinado imbuída de detalhes intrigantes e de um trabalho artesanal meticuloso. “Estou pensando em como as pessoas querem investir e na combinação do guarda-roupa”, diz Davis. Injeções de cores ousadas, adotadas a partir de uma paleta histórica de Ferragamo, atendem a essa consideração: fúcsia e Bordeaux, com flashes de vermelho Ferragamo visíveis através de um vislumbre do interior do Hug, ou costuras vermelhas discretas. “Queríamos brincar com as cores para entusiasmar e energizar o dia a dia”, diz ele. “Estou interessado em brincar com o classicismo e com uma forma clássica de vestir – isso me parece muito italiano.” 

Disponível online em ferragamo.com e nas lojas Ferragamo.