×
  23 de maio de 2025

 Feira de Criativos O Coletivo traz Moda, Gastronomia e Shows


Fonte: Alexandre Serafim – Gotcha Comunicação

Foto: Divulgação

São mais de 40 marcas autorais numa seleção especial de moda e acessórios, decoração, bem estar e uma área de gastronomia diversa, com comida russa, coreana, japonesa, vinho e cervejas artesanais. As crianças têm um espaço com monitores e teatro infantil educativo e divertido. O evento é aberto ao público e gratuito

A feira acontece ao ar livre, com a presença dos criadores dos produtos, música ao vivo, alimentação e atividades para crianças. Nessa versão realizada na Casa de Metal Espaço Cultural, no bairro Campo Belo, em São Paulo, o perfil artístico e de inovação é ressaltado. Os visitantes poderão conhecer também as duas exposições em cartaz no local, neste sábado, das 10h às 18h, no dia 24 de maio.

Entre os produtos expostos estão biojoias sustentáveis, quadros com temas brasileiros, moda confortável, cerâmicas com design único e semijoias. Também presente, a marca de bem-estar e autocuidado à base de ervas cultivadas pelos próprios criadores, que foi premiada em 2025 como revelação do Empretec do Sebrae/ONU.

Aline iniciou essa jornada em Santos, em 2015, quando buscava espaço para expor seu próprio artesanato de forma mais exclusiva. Desde 2023, O Coletivo é realizado em São Paulo, no bairro Aclimação e ocupa uma faixa de uma grande avenida.

 A presença da feira na Casa de Metal Espaço Cultural, além de trazer uma novidade para o bairro Campo Belo, área de poucos espaços culturais públicos, também encontra alinhamento através dos conceitos de inovação, sustentabilidade, arte e comunidade, que também fazem parte do escopo do local.

A Casa de Metal oferece também, duas exposições que foram inauguradas recentemente. A “Memórias de Ferro – A Fábrica Ipanema”, sobre a história pioneira e pouco conhecida da produção de ferro no interior de São Paulo, e o “Memorial da Mineração, Metalurgia e Materiais”, com obras de arte em metais, exposição tátil de minérios, mini cinema com puffs e vídeo de realidade virtual. As duas podem ser visitadas durante o horário da feira O Coletivo.

Nesse ambiente, o passeio de sábado com a família promete ser uma experiência diversificada e emocionante com opções para todas as idades e perfis.

Música

Os shows musicais também demonstram a força e qualidade do evento. Julia Pagano, além da sensibilidade nas canções brasileiras, também é bacharel em canto popular. Já Levi Dorneles agita a tarde com interpretações ousadas de rock e mpb.

Gastronomia

A área de gastronomia selecionada se mistura ao ambiente com diversidade de sabores e qualidade dos criadores convidados.

Cintia Nanu inova com sua culinária nipo-coreana para brasileiros, que faz fila nas feiras que participa. Olga Rússkaia apresenta massas delicadas da tradição russa, como o varêniki de batata com a cebola dourada e o pelmeni. E a chef criativa Miriam Shimizu do Wasabi Japa traz das ruas asiáticas a base dos seus sabores, a comida oriental e afetiva.

 As sobremesas ficam por conta da Juliana Montoril, confeiteira e barista, que carrega receitas de família em seu estande Amazônia no Pote.

 As bebidas são variadas, como sucos e cervejas artesanais, mas o criativo André Luis quebra as regras com rótulos inovadores e a proposta de “bons vinhos com menos regras”, esse é o mote da marca Vinho 22.

 E o café é com a Marcia Suzuki da Café Hiatari. Seu cuidado vai desde as pequenas fazendas até a experiência sensorial dos sabores e aromas nas xícaras. O trabalho é artesanal e com respeito ao meio ambiente.

Crianças

A reinvenção de áreas infantis é conduzida por Ana Luiza e Ludovic, do Bolimbolá. A novidade é um espaço seguro, com monitores que oferecem brinquedos educativos para estimular a criatividade da garotada durante o período da feira O Coletivo.

Às 14h30 tem a peça de teatro infantil “Meu Robô Téc”, com os personagens Minerita e Metalito que entram numa aventura divertida pelos temas da mineração e dos metais no nosso dia a dia. Uma produção original da Leão Produções Artísticas.

Live Painting

Parece mágica! Mas passar um tempo assistindo Mayara Lima trazer para a aquarela o rosto de cantores como Belchior e Taylor Swift é mais uma confirmação que comprova o valor das coisas que são feitas manualmente. Ela é mais uma criativa que estará em ação, ao vivo, na feira O Coletivo.

Troca de Livros

Esse é para você! Quem já esteve presente nos eventos da Aclimação sabe que pode levar livros para trocar, num encontro que surpreende com as novidades literárias que aparecem. Os visitantes podem trazer livros usados para trocar.

SERVIÇO / INFORMAÇÕES

Feira de Criativos O Coletivo (gratuito e aberto ao público) – Instagram: ocoletivoprojeto

Data: sábado, das 10h às 18h, no dia 24 de maio

Local: Casa de Metal Espaço Cultural (entrada pela Rua Domingos Lopes, 321)

Bairro Campo Belo – São Paulo – SP

www.casademetalcultural.com.br – contato por whatsapp: 11 91313-6125

Publicações Recentes