×
  22 de outubro de 2024

Feira de Conhecimentos do Colégio Catanduva promove incentivo à pesquisa


Fonte: Luiz Felício B. Chaves – Comunicação FPA

Fotos: Divulgação

Na última quinta-feira, 17 de outubro, o Colégio Catanduva realizou mais a sua tradicional Feira de Conhecimentos, que reuniu alunos do Ensino Médio sob a supervisão dos professores Daniel Henrique Gonçalves e Rafaela Galbeiro Favero. A feira, na quadra da escola, foi marcada pela exposição de projetos e experimentos desenvolvidos pelos estudantes ao longo do ano letivo.

O principal objetivo da Feira foi estimular o protagonismo juvenil, incentivando os alunos a se envolverem de forma prática e criativa em pesquisas e investigações científicas. Com a integração dos componentes curriculares diários, os estudantes puderam construir e compartilhar saberes coletivos, exercitando habilidades, como senso crítico, cooperação e trabalho em equipe. A feira também proporcionou a troca de experiências entre os alunos, que apresentaram seus projetos aos colegas do Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano), Anos Finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio.

Os alunos explicaram suas pesquisas para os visitantes, demonstrando os conhecimentos adquiridos em sala de aula de maneira lúdica e interativa. A proposta pedagógica da feira buscou não apenas reforçar o conteúdo curricular, mas também aproximar os estudantes do processo de pesquisa científica, incentivando a criatividade e a curiosidade por meio da prática.

A Profa. Ma. Fabiana Fiorin Checconi, diretora pedagógica do Colégio Catanduva, destacou a importância de eventos como esse para o desenvolvimento dos jovens. “A busca pelo conhecimento e a motivação para a pesquisa científica são fundamentais para o desenvolvimento do protagonismo juvenil, da autonomia e da criticidade de atitudes e fatos, independentemente da idade. Nesse processo proporcionamos às crianças e adolescentes nova perspectiva sobre o conhecimento curricular, que se relacionado ao seu cotidiano abre leque de oportunidades que os inspira a explorar e aprender além das salas de aula e sim para a vida”, afirmou.