×
  29 de outubro de 2024

Exposição resgata a memória urbana de São José do Rio Preto por meio das artes visuais


Fonte: Harlen Félix

Foto: Vivian Gradela

Multiartista Elissa Pomponio apresenta, a partir desta terça-feira (29/10), a exposição de fechamento do projeto ‘Influente: cartografias subjetivas’

Após uma série de intervenções artísticas realizadas em São José do Rio Preto, em julho de 2022, a multiartista e performer rio-pretense Elissa Pomponio promove a exposição de fechamento do projeto Influente: cartografias subjetivas, em que ela utiliza a arte como elemento de reconstituição das memórias urbanas e da própria relação da população com a cidade. A exposição será aberta na próxima terça-feira (29/10), na sede do coletivo Robo.art, ficando em cartaz até o dia 3 de novembro. A entrada é de graça.

A exposição materializa os resultados da performance realizada pela multiartista em São José do Rio Preto, dentro da programação do Festival Internacional de Teatro, no ano de 2022. Nela, Elissa desenhou de olhos vendados sobre um rolo de papel tendo como fundo musical “sons” da cidade previamente captados pelos artistas Vinícius Dall’Acqua (Robo.art) e Jef Telles (Agrupamento Núcleo 2). Tratam-se de paisagens sonoras, depoimentos e imagens colhidos pela equipe do projeto durante a estada que antecedeu a apresentação da performance.

“Na performance ao vivo, eu criava uma obra visual única que remetia às conexões que a equipe criativa do projeto estabeleceu com a história da cidade. Na exposição, o público terá a oportunidade de ver essa obra completa, além de assistir a uma videoarte construída a partir dos sons e das imagens captados em São José do Rio Preto”, explica.

A exposição do projeto Influente: cartografias subjetivas também circulou por mais duas cidades paulistas que receberam a performance de Elissa em 2022: Votuporanga e Bauru. “Cada exposição é única, pois reúne as experiências vividas em cada cidade, ou seja, a obra visual criada durante a performance ao vivo e a videoarte concebida a partir do material nela colhido”, acrescenta a multiartista.

Memória

São José do Rio Preto foi escolhido como um dos municípios de Influente: cartografias subjetivas por algumas razões elencadas por Elissa. A primeira delas é a relevância cultural e econômica da cidade. Maior município do noroeste de São Paulo, Rio Preto se tornou um polo para onde convergem as forças econômicas da região e, por essa razão, tornou-se também um importante polo de produção artística, com uma grande diversidade cultural.

Uma terceira razão, segundo a performer, que tem como ponto de partida de seu projeto a reflexão sobre as territorialidades urbanas, é o fato de Rio Preto passar por um lento processo de resgate de sua memória histórica, reavaliando certas nuances desse conjunto de memórias.

Rio Preto foi fundada a partir de um enredo histórico clássico: um grupo de homens entram pelo sertão paulista, dizimam as populações originais e tomam posse da terra, onde acabam por fundar nelas um povoado. No caso rio-pretense, João Bernardino Seixas Ribeiro, junto com outros homens, funda, em 1852, o pequeno povoado de Rio Preto que se torna distrito de Jaboticabal em 1879 e se emancipa, tornando-se comarca, em 1894. Na década de 1940, passa a ser chamada de São José do Rio Preto, graças a existência de cidades homônimas espalhadas pelo Brasil. 

A cidade, desde sua fundação, foi se desenhando como importante centro regional marcado pela diversidade cultural e pela vocação comercial que se consolida, sobretudo, com a chegada de imigrantes, especialmente os sírio-libaneses. Essa vocação desenvolvimentista, comum ao longo do século XX, fez com que Rio Preto se tornasse um centro econômico e, com isso, o desenvolvimento de políticas culturais foi uma consequência natural.

Sobre a artista

Elissa Pomponio é multiartista (artista visual, designer gráfica autodidata e produtora cultural). Desde 2018 integra o coletivo artístico Robo.art, fundado por Vinícius Dall’Acqua em São José do Rio Preto. Participou de inúmeros trabalhos do coletivo rio-pretense, entre eles Silva por aí, Mosaic_arte: intervenções urbanas, Loop – Galeria Digital, Invisíveis e o espetáculo Corpomáquina. O projeto Influente: cartografias subjetivas é seu primeiro trabalho solo.

Influente: cartografias subjetivas é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC), por meio do Edital Expresso Direto 38/2021 – Fomento direto a Projetos Culturais – modalidade 13 – Projetos especiais (primeiras obras, experimentações e publicações).

Serviço:

Exposição ‘Influente: cartografias subjetivas – São José do Rio Preto’

De Elissa Pomponio

Quando: 29 de outubro a 3 de novembro

Onde: Robo.art (Av. Eng. Luís Edmundo Carrijo Coube,14-01) 

Grátis