Exposição Antropologia da Beleza
Fonte: MD Assessoria
Fotos: Divulgação
Abriu ontem a exposição Antropologia da Beleza, o fotógrafo e indigenista Renato Soares, na Kobbi Gallery no Beco do Batman( única galeria de foto no bairro).
São obras de mais de 30 anos de convivência do fotógrafo com os povos indígenas, especialmente da Amazônia. Décadas de aprendizados que fazem do trabalho de Renato uma experiência singular. O olhar do fotógrafo nos transporta à vida de índios integrados à Natureza, ao modo sublime de pais que ensinam seus filhos a ler as estrelas, e como conseguiram sobreviver à barbárie da colonização, que, infelizmente, ainda permanece, 500 anos depois da chegada dos portugueses e dos espanhóis, aqui, no continente americano.
Discípulo de Orlando Villas Bôas, o documentarista é um defensor da demarcação dos territórios indígenas garantidos na Constituição de 1988, assim como trabalha, incessantemente, pela preservação da cultura do índio como patrimônio histórico brasileiro. Com este objetivo, Renato Soares desde 1991, desenvolve o ambicioso projeto “Ameríndios do Brasil” que tem a missão de documentar todas as populações indígenas do país, são mais de 305 etnias e 274 línguas, de norte a sul, do Oiapoque ao Chuí. E com o fruto desse Acervo, o pesquisador ministra palestras em escolas e universidades da América Latina e Europa, além de divulgar em exposições e livros, as histórias dos nossos índios, suas cores, e seus ritos que ultrapassam o tempo mantendo tradições milenares.
O Projeto também possui uma missão social de contribuir financeiramente com as aldeias indígenas. Um terço, 33% do valor da venda de cada fotografia retorna para a associação da tribo. Por exemplo: na aldeia Kamayurá, o recebimento da divisão dos direitos autorais, durante um ano, a associação conseguiu comprar um caminhãozinho pra escoar a produção agrícola até a cidade, gerador, diesel, antena parabólica, sementes e missangas. É um valor social inestimável, agregado ao valor da fotografia, e da obra de Arte.
O trabalho está sendo exposto no mês de Abril como uma comemoração ao Dia do Índio.
A exposição fica até 13 de maio e tem entrada gratuita.
Treinamento de Vias Aéreas Avançadas capacita enfermeiros do Hospital Unimed São Domingos
Ben Affleck é apontado como o homem mais bonito entre todos os eleitos pela revista People