Especialista dá dicas de recolocação profissional para pessoa acima dos 40 anos
Fonte: Deiwerson Damasceno
Foto: Divulgação
Entre preconceitos e desafios, profissionais seniores têm como pontos positivos a experiência e maturidade, em comparação com os mais jovens
Em tempos de maiores expectativas e qualidade de vida, e de uma consciência maior da sociedade em relação a preconceitos como o etarismo, a idade vem deixando de ser uma restrição e ganha, cada vez mais, um sinônimo condizente ao que realmente pode representar: experiência.
No mercado de trabalho, essa realidade também está mudando. Ao analisarem perfis de candidatos acima dos 40 anos, empresas têm valorizado características específicas e importantes nessa faixa etária, como o conhecimento e a maturidade.
A experiência acumulada ao longo dos anos é vista como um diferencial valioso, pois traz consigo uma compreensão aprofundada de como lidar com diversas situações profissionais e pessoais. A maturidade, por sua vez, apresenta equilíbrio e inteligência emocional, a capacidade de tomar decisões ponderadas e lidar com pressões e desafios de forma mais consciente.
De acordo com Daniela Simões, coordenadora do curso de Recursos Humanos da Faculdade Unime-Anhanguera, a resiliência e a adaptação em relação a mudanças em diferentes ambientes e situações também são características que, geralmente, surgem pela vivência profissional, e que são buscadas no mercado de trabalho. “Uma característica muito valorizada é a estabilidade. Candidatos que possuem um histórico profissional mais estável são vistos como mais comprometidos e leais aos empregadores”, afirma.
Mas, além dessas competências, os desafios ainda são constantes em uma sociedade que está em processo de conscientização sobre a importância da contratação de profissionais mais seniores. Um dos obstáculos pode ser a percepção de que ainda existe uma dificuldade na adaptação às mudanças tecnológicas e às novas formas de trabalho, como o home office ou o uso de ferramentas digitais. A concorrência de candidatos mais jovens, vistos, muitas vezes, como mais enérgicos e dispostos para encarar desafios também é um ponto a ser superado.
Apesar da possibilidade de a idade continuar sendo um empecilho ou funil discriminatório na busca por oportunidades de emprego, dados comprovam que profissionais acima dos 40 anos se tornaram ainda mais ativos na educação superior. O último Censo da Educação Superior, feito pelo MEC (Ministério da Educação) em 2021, mostra que quase 600 mil brasileiros na faixa de 40 anos fazem graduação.
E como encarar todos esses desafios e estar mais posicionado no mercado de trabalho?
É importante que candidatos acima dos 40 anos estejam dispostos a se atualizar e adaptar às mudanças do mercado. Demonstrar habilidades, estar aberto a novos modelos de trabalho, investir no próprio desenvolvimento profissional e destacar experiências e diferentes perspectivas podem ser diferenciais na busca por oportunidades de emprego.
Daniela lista alguns pontos importantes que podem valorizar esses profissionais:
Destaque na experiência: Nas entrevistas de emprego, é importante que candidatos enfatizem conquistas, cases de sucesso e habilidades adquiridas em cada experiência profissional acumulada ao longo dos anos.
Atualização e capacitação: É importante se manter atualizado e em constante aprendizado, assim como acompanhar tendências e inovações para o cargo pretendido e realizar cursos ou workshops focados no futuro de cada área de atuação.
Flexibilidade e entusiasmo: Assumir riscos e desafios são pontos relevantes para o mercado, mostram que o profissional possui flexibilidade para diferentes funções e responsabilidades. Além disso, adotar uma postura de energia e entusiasmo pela área de atuação denota vontade de aprender e lidar com novos desafios.
Contatos: Muitas vezes, o networking (rede de contatos, em inglês), é um dos grandes responsáveis por realocações de profissionais acima dos 40 anos, no mercado. Construir bons relacionamentos profissionais durante a carreira, conectando-se com antigos colegas, por exemplo, pode ajudar na busca por oportunidades de trabalho.
Foco nas habilidades: As habilidades adquiridas em cada experiência profissional são genuínas de cada pessoa e podem ser aplicadas em diferentes contextos e situações. Destacar cada aptidão e pontos fortes para recrutadores abre portas para oportunidades em diferentes áreas e funções.
Setores com maiores contratações
De acordo com pesquisa realizada pela plataforma Gupy, os setores que mais contratam profissionais acima dos 40 anos são os de serviço, varejo, saúde, indústria e logística. Mas, uma tendência em outras áreas também foi observada e as contratações nas áreas de controladoria, marketing e comunicação e recursos humanos registraram crescimento significativo nos últimos anos.
Sobre posições de trabalho, há um maior número de profissionais em cargos de operador e auxiliar, mas a maioria das contratações vem sendo para cargos de lideranças (gerentes, supervisores e coordenadores).
Treinamento de Vias Aéreas Avançadas capacita enfermeiros do Hospital Unimed São Domingos
Ben Affleck é apontado como o homem mais bonito entre todos os eleitos pela revista People