Entre corpos e desejos, Alberto Boni retorna ao Festival Vórtice com erotismo à flor da pele
Fonte: Amanda Galdino – Duo Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Artista apresenta “Meninos”, obra que mergulha na sexualidade masculina em tempos digitais
Pelo segundo ano consecutivo, o artista plástico Alberto Boni participa do Festival Vórtice, em São Paulo, uma das principais plataformas de arte discutindo temas de gênero e erotismo do Brasil.
Em sua 4ª edição, o evento reúne 123 participantes – incluindo artistas e coletivos – do Brasil e de países como Rússia, México e Itália, exibindo mais de 150 obras de arte sobre sexualidade e temáticas LGBT+. Este ano, Boni apresenta “Meninos”, um políptico de 25 imagens que provoca uma reflexão intensa sobre o desejo masculino gay em tempos de excesso, velocidade e despersonalização.
A obra: um feed de carne, cor e fetiche

Em Meninos, corpos viris e despersonalizados se sobrepõem como um mosaico, lembrando o rolo de câmera de um celular ou o deslizar apressado de um aplicativo de encontros. O excesso de virilidade, os elementos de fetiche e o apelo fragmentado da imagem convidam o espectador a um jogo de atração e confusão.
Outro ponto marcante da obra é a escolha da madeira como suporte físico: matéria rígida, imperfeita e tátil, que contrasta com a fluidez das imagens digitais. “Quis traduzir a força que sentia ao dispor as imagens lado a lado no ateliê em algo mais físico e contundente”, explica o artista.
A obra dialoga diretamente com questões atuais onde cada recorte conta, ou tenta contar uma história, sob a ótica do desejo. Como os apps de relacionamento usados para sexo causal.
Quem é Alberto Boni?

Alberto Boni, 42 anos, é artista plástico formado pela ECA-USP. Depois de anos dividindo-se entre a criação artística e o mercado de tecnologia, desde 2023 se dedica exclusivamente à sua produção. Sua pesquisa é voltada à representação do corpo masculino, com destaque para temas como virilidade, fetiche, desejo e identidade gay. Com uma estética marcante e sem concessões.
Sobre o Festival Vórtice:
Criado em 2022, o Festival Vórtice já recebeu dezenas de artistas nacionais e internacionais e se consolidou como um dos principais eventos de arte erótica do país. Com curadoria ousada e plural, o festival ocupa espaços culturais relevantes da cidade e faz parte do calendário cultural LGBT+ de São Paulo, contribuindo para ampliar o debate sobre corpos dissidentes, sexualidade e liberdade criativa. Entre os nomes que já passaram pelo evento estão artistas como Hudinilson Jr, Alex Flemming, Darcy Penteado, Ukasz Leja, Sérgio Adriano H, Bella Tozini, Ulysses Bôscolo, Charles Cunha, Fernando Carpaneda e Omar Khouri.
O Festival Vórtice acontece de 31 de maio a 29 de junho, com uma pré-abertura VIP exclusiva no dia 30 de maio, sexta-feira, das 14h às 20h.
Serviço – 4ª Edição do Festival Vórtice
Local: Avenida São Luís, 86 República. São Paulo, SP
Abertura: 31/05 e 01/06, sábado e domingo, das 14h às 20h. De 02 a 29 de junho, segunda a domingo, das 10h às 19h
Classificação Indicativa: 18 anos
Ingresso: Entrada gratuita*, com emissão obrigatória do ingresso pela Sympla
*Para acessar o evento, é necessário doar 1kg de alimento não perecível.
Site: vorticecultural.com
Instagram: @festivalvortice e @aboni.cc