×
  15 de maio de 2023

Desafios da gestão pública no Brasil foram discutidos pelo curso de Administração


Fonte: Mauro Assi – Assessor de Imprensa da FPA

Fotos: Comunicação/FPA

Com a participação de alunos e egressos do curso e convidados da comunidade, no dia 11 de maio, no Campus São Francisco, o curso de Administração da Unifipa realizou o 1º Encontro de Gestão Pública.

Com o tema “Desafios da gestão pública no Brasil”, a mesa foi composta por José Rodrigo Sanches, secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Catanduva, Maurício Ferreira Riva, vereador em Catanduva e egresso do curso de Administração da Unifipa, e o Prof. Me. Antonio Ágide Mota Junior, coordenador do curso e gestor público da Caixa Econômica Federal, com mediação dos professores mestres Marcos Venicio Braz de Assis e André Luiz Franco.

Durante o debate foram abordadas questões relacionadas aos paradigmas burocráticos da gestão pública e a demora no processo decisório desses órgãos. Dentro desse contexto foram discutidos os caminhos necessários para inovação na gestão pública e como gerar maior eficiência no processo. Os integrantes da mesa abordaram questões relacionadas às novas tecnologias como forma de melhorar o desempenho da gestão pública no Brasil. O Prof. Mota citou os aplicativos criados pela Caixa Econômica Federal para melhorar o tempo de resposta junto ao público. Rodrigo Sanches também comentou o assunto, citando novas tecnologias desenvolvidas no município de Catanduva, buscando otimizar processos e melhorar o tempo de respostas nos assuntos da secretaria sob sua gestão.

No segundo bloco a discussão ficou nas dificuldades encontradas no modelo de gestão participativa nas políticas públicas. O vereador Mauricio Riva ressaltou a dificuldade encontrada pelos poderes Legislativo e Executivo com relação à participação da população nos assuntos do município. Mauricio citou a grande dificuldade em promover o engajamento de membros da sociedade civil nos projetos do setor público. “Muitas pessoas não sabem distinguir a diferença de atribuições do Poder Executivo e do Legislativo e isso dificulta muito a participação nos assuntos de interesse público”, salientou. O vereador ainda disse que muitas pessoas o procuram para tratar assuntos que são de competência do Poder Executivo, mas que, com todo cuidado, acaba atendendo a população e encaminhando o munícipe para o órgão correto. Ele comentou que nas audiências públicas promovidas pela Câmara dificilmente o público participa.

O Encontro, que teve apoio do coordenador de Extensão do curso de Administração, Prof. Me. Marcílio Antonio Bortolucci, foi encerrado pelo coordenador do curso de Administração. Antônio Agide Mota Junior agradeceu aos convidados e ressaltou a importância do evento, adiantando que outros serão promovidos futuramente, pois o curso de Administração tem muito a contribuir com a melhoria do processo de gestão pública no Brasil.

Foto 01 – Os participantes da mesa.

Foto 03 – Os participantes da mesa com os mediadores.