Cuidados redobrados: Recanto Monsenhor Albino garante bem-estar das pessoas idosas nos dias frios
Fonte: Alan Gazola – Comunicação FPA
Fotos: Divulgação
Com a aproximação do inverno, as baixas temperaturas exigem atenção especial à saúde das pessoas idosas, especialmente as que vivem em instituições de longa permanência. No Recanto Monsenhor Albino a equipe multiprofissional tem reforçado os cuidados diários para garantir o conforto, a segurança e o bem-estar dos residentes durante essa época do ano.
Segundo a enfermeira responsável técnica Juliana Fachim, a rotina no Recanto foi adaptada para proteger os institucionalizados dos efeitos do frio. “Já começamos a mudar nossa rotina: é importante garantir que estejam aquecidos, hidratados e que mantenham rotina ativa”, explica. Entre as medidas adotadas estão o uso de roupas adequadas, banhos mornos e mais rápidos, ambientes internos aquecidos com aparelhos seguros e a oferta de alimentos e bebidas quentes no cardápio diário.
A hidratação, que muitas vezes é negligenciada nos dias frios, recebe atenção especial. “Os residentes são incentivados a consumir líquidos e a equipe também intensificou o uso de hidratantes corporais para prevenir o ressecamento da pele, comum nessa época do ano”, diz a enfermeira. Outro ponto fundamental é a prevenção de doenças respiratórias, como gripes e pneumonias. O Recanto realizou recentemente campanha de vacinação contra a Influenza e outras infecções respiratórias, reforçando a imunização com apoio da equipe de saúde. Os cuidados com a vitamina D também são mantidos, com exposição ao sol nos horários adequados e, quando necessário, suplementação conforme prescrição médica. “O banho de sol matinal é prática nossa, pois traz benefícios tanto físicos quanto emocionais”, completa Juliana.
Além disso, a prática de atividades físicas leves segue presente na programação diária, respeitando os limites individuais, mas promovendo mobilidade, autonomia e bem-estar. “Com ações planejadas e acompanhamento constante, o Recanto Monsenhor Albino, através do projeto ‘360’ de saúde integral das pessoas idosas quer garantir o inverno mais seguro, confortável e saudável para todos os seus moradores”, acrescentou Silvia Moreno, gerente administrativa.

