Companhia Azul Celeste realiza Seminário da Comicidade gratuito em novembro
Fonte: Ricardo Boni – BoniPeixe Comunicação
Foto: Divulgação
Dando continuidade às comemorações de seus 35 anos de história, a Companhia Azul Celeste abre as inscrições para o Seminário da Comicidade, evento online que reunirá grandes nomes da comédia brasileira para debates e reflexões sobre esse gênero teatral.
As pessoas convidadas para este encontro são Alice Viveiros de Castro (Rio Claro/RJ), Hugo Possolo (São Paulo/SP), Alvaro Assad (Rio de Janeiro/RJ) e Lu Lopes – Palhaça Rubra (Curitiba/PR), com mediação de Alexandre Mate (Santos/SP). As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de novembro pelo site www.companhiaazulceleste.com.br. O seminário será realizado de forma online nos dias 23 e 24 de novembro. Os inscritos receberão o link de acesso, por e-mail. A inscrição é gratuita e este projeto é viabilizado pelo Edital Retomada – Ações Continuadas de Coletivos Artísticos, da Funarte, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Esta atividade abordará tanto aspectos teóricos quanto práticos, proporcionando um panorama abrangente sobre a importância e o papel transformador dessa linguagem na sociedade. “Esta é uma oportunidade de refletir sobre a importância da comédia, que historicamente tem desempenhado um papel fundamental na sociedade, proporcionando, além do desenvolvimento da crítica social, reflexão sobre questões cotidianas”, destaca Jorge Vermelho, diretor da Companhia Azul Celeste.
Participantes:
Alexandre Mate
● Mestre em Teatro pela Escola de Artes Cênicas (ECA/USP)
● Doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP)
● Professor aposentado dos cursos de Bacharelado e Licenciatura do Instituto de Artes da Unesp
● Professor-pesquisador do Programa de Pós-graduação do Instituto de Artes da Unesp
● Pesquisador do Núcleo Paulistano de Teatro de Grupo
● Editor das revistas Rebento – Revista de Artes do Espetáculo e Arte e Resistência nas Ruas
● Experiência na área de Artes, com ênfase em História do Teatro mundial e brasileiro
● Desenvolvimento de pesquisas de manifestações do teatro paulista, com foco no teatro de rua
Hugo Possolo
É ator, palhaço, dramaturgo, cenógrafo, figurinista, aderecista, produtor cultural e diretor de teatro brasileiro. É um dos fundadores do grupo teatral Parlapatões, que utiliza técnicas circenses e de teatro de rua.
Cursou jornalismo e comunicação social na Faculdade Cásper Líbero (1981), história na Universidade de São Paulo (1982) e ingressou nos estudos teatrais e circenses da Circo-Escola Picadeiro. Sua estreia no teatro aconteceu em 1984, na peça Quando Tenho Razão Não É Culpa Minha, dirigido por Arthur Leopoldo e Silva.
Em São Paulo, no ano de 1991, junto à Alexandre Roit – e, mais tarde à Raul Barretto – funda o grupo Parlapatões, posteriormente, em 2006, inaugura seu teatro o Espaço Parlapatões, sediado na Praça Franklin Roosevelt, integrando parte do movimento de revitalização do centro histórico de São Paulo, sendo reconhecido e homenageado pelo trabalho cultural, juntamente à Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, fundadores do grupo teatral Os Satyros, com o Prêmio Cidadão SP da instituição Catraca Livre, em 2017.
Alice Viveiros de Castro
Formada em Teatro. Trabalha como atriz, escritora, musicista, pesquisadora, produtora e diretora. Atualmente é especialista em Circo, dedicando-se a trabalhos documentários, jornalísticos e literários sobre o mundo circense.
Alvaro Assad
É ator, mímico, diretor corporal, preparador de elenco, diretor e gestor brasileiro. Com mais de 25 anos de carreira, o ator participou de inúmeras peças de teatro ao redor do Brasil, como A Noite dos Palhaços Mudos, A Fantástica Baleia Engolidora de Circos, Fulano&Sicrano.
É também diretor e ator da companhia teatral Etc e Tal. e já dirigiu LaMinima e Parlapatões.
Como diretor corporal, assinou a série Ninguém ta Olhando, da Netflix, e ajudou o personagem “Louco”, interpretado por Rodrigo Santoro na série Turma da Mônica: Laços.
Em 2022, o ator voltou a trabalhar com a turma mais querida do Brasil como preparador de elenco, interpretando o leal mordomo de Carminha FruFru, o Jarbas.
Lu Lopes – Palhaça Rubra
Formada pelo Teatro Escola Célia Helena. Além de ser Palhaça há 28 anos, criou um monte de livros e métodos que batizou de “Pedagogia Criativa”. Autodidata, brinca com o conceito de Alta Tecnologia Humana, método fundamentado na Autonomia Criativa, em parceria com a UNICAMP (Marco Bortoleto e Grupo Circus). Como escritora, foi vencedora do Prêmio Jabuti de literatura infanto juvenil na categoria paradidático (2015) com o Almanaque da banda gigante (Editora Sesi/ 2015). Apresenta o programa diário Rubra e as criaturas na Tv Rá Tim Bum (TV Cultura). É roteirista da série DJ Cão e a loja de discos, entre outras milongas mais.
Serviço:
● Tema: Seminário da Comicidade
● Data:
● 23/11, sexta-feira, das 19h às 22h
● 24/11, sábado, das 15h às 18h
● Inscrições gratuitas até 20/11: www.companhiaazulceleste.com.br
● Contato: (17) 3064-8916
Confira a programação completa dos 35 anos da Companhia Azul Celeste no perfil @companhiaazulceleste.