×
  22 de abril de 2025

Cinema Europeu em festival inédito em todo país


Por Ovadia Saadia – Enviado Especial, SP

Fotos: Divulgação

A primeira edição do Festival de Cinema Europeu Imovision, acontece entre 24 a 30 de abril de 2025 em mais de 70 salas de cinema de diversas cidades brasileiras, reuniu em hoje São Paulo,  destques internacionais que permecem na cidade para debates: Audrey Diwan (diretora de “Emanuelle” / França), Frédéric Farrucci (diretor de “O Último Moicano” / França), Morgan Simon (diretor de “Entre Nós, o Amor” / França), Georges Gachot (diretor de “Misty – A História de Errol Garner” / Suíça), Alexandros Avranas (diretor de “Síndrome de Apatia” / Grécia), Eleni Roussinou (atriz de “Síndrome de Apatia” / Grécia).

Ovadia Saadia da Febracos e Audrey Diwan de Emmanuelle

 Em décadas passadas a produção cinematográfica francesa (Unifrance) sempre enviava atores e diretores franceses para promoverem seus filmes e seus cinema no Brasil (SP e RJ). As entrevistas coletivas com Alain Delon (no Terraço Fasano, Av. Paulista) e Catherine Deneuve nos anos 1960, 1980 até 2020 (Deneuve) são míticas até hoje. Assim, para dar um vigor complemntar ao cinema europeu, o CEO da Imovision (que atua há 35 anos no Brasil onde lançou mais de 600 filmes) Jean Thomas Bernardini, organizou um inédito festival de filmes europeus. Um grupo de diretores está no Brasil para apresentar e debater seus filmes.

“ – O público ainda acha que filmes europeus são filmes de arte aborrecidos, a verdade é que o cinema europeu entrega obras bem mais interessantes do que as produzidas em Hollywood, iremos apresentar obras magníficas”, defende-se.

Audrey Diwan premiada diretora francesa

Na entrevista coletiva de estréia no reserva cultural o ênfase maior foi na diretora Audrey Diwan da nova versão do fenômeno  Emmanuelle, imenso sucesso e escândalo mundial em 1973. Onde ficou inacreditáveis doze anos em cartaz, que só foi liberado pela abertura do governo Figueiredo em 1980, com apenas um corte. Audrey promete um filme menos erótico ou sensaciolanista focado sempre na sexualidade  feminina sob o ponto de vista psicológico e emocional.  Na verdade o Emmanuelle original desencadeou uma onda mundial de filmes chamados pornô-chic ou erotiques de luxe e era um filme muito ruim e aborrecido mas bonito e exótico, trilha sonora fabulosa de Pierre Bachelet e ainda mais com uma musa perfeita inesquecível,  a holandesa Sylvia Kristel (1952- 2012).

Jean Thomas Bernardini recebe diretores e mediadores

 Todos os diretores da coletiva, nomes acima, discursaram sobre suas obras de forma emocionada e exprimiram sua visível alegria de estarem no Brasil apresentando cada filme e dando alguns spoillers interessantes.

Diretores e gregos e suiços com atriz Eleni Roussinou

Em tributo ao icônico Charles Aznavour, “Monsieur Aznavour” é um drama biográfico de grande sucesso dirigido por Mehdi Idir e Grand Corps Malade, com Tahar Rahim (“O Profeta”, perfeito no papel título).  Também da França, “Entre Nós, o Amor”, dirigido por Morgan Simon, é um drama familiar estrelado por Valeria Bruni-Tedeschi (“Loucas de Alegria”) e Félix Lefebvre (“Verão de 85”). Outro drama francês que integra a seleção do Festival de Cinema Europeu Imovision é “Brincando com Fogo”, dirigido pelas irmãs Delphine e Muriel Coulin e estrelado por Vincent Lindon (“Titane”), que venceu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Veneza 2024 com este trabalho. Serao 14 longa metragens escolhidos com muita atenção e entusiasmo.