×
  8 de maio de 2025

Cerimônia Prêmio Isabel Salgado


Fonte: Mattoni Comunicação

Fotos: Divulgação

Primeira edição da premiação reconheceu iniciativas de voleibol com foco em transformação social em todas as regiões do Brasil e celebrou o legado de Isabel Salgado

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro foi palco da emocionante cerimônia de entrega do Prêmio Isabel Salgado, realizada na noite de ontem, dia 06, que reconheceu projetos sociais de voleibol em sua primeira edição. A premiação, que homenageia o legado de Isabel Salgado, destacou iniciativas de impacto social em diferentes regiões do país, reforçando o esporte como uma poderosa ferramenta de inclusão e transformação, que contempla a diversidade.

Apresentada pela jornalista Carol Barcellos e com um show especial e intimista da cantora Teresa Cristina, a cerimônia reuniu atletas, empreendedores sociais, autoridades, parceiros e familiares da eterna Isabel do Vôlei. O evento destacou o legado da atleta que transcendeu as quadras e marcou gerações com seu ativismo social e dedicação à inclusão por meio do esporte. 

Marcius Oliveira

“Mais do que um reconhecimento, este Prêmio é um convite à ação. Queremos inspirar atletas de todo o país a descobrirem o impacto que podem ter para além das quadras e dos campos. 

Acredito profundamente que cada pessoa pode ser agente de mudança — e que, quando sonhamos juntos, temos o poder de transformar o mundo à nossa volta”, anuncia Maria Clara Salgado, filha de Isabel, ex-atleta de voleibol e Gestora Executiva do Prêmio.

Breno Melo

Foram contempladas entre os finalistas, inscrições de todas as regiões do Brasil – Centro-Oeste, Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. Ao todo, foram premiados oito projetos e 16 pessoas. “Tivemos a linda surpresa de descobrir que no Brasil existem muito mais projetos sociais e muitas pessoas com desejo de realizar transformações na sociedade.”, afirma Malu Massa, Gerente de Projetos Sociais do Instituto da Criança, que realiza a gestão do Prêmio.

O Comitê Avaliador do Prêmio contou com grandes nomes do esporte como Fabi Alvim, Joanna Maranhão, Flávio Canto, Diogo Silva, Raí, Henrique Netto (Diretor de Marketing e Comercial do CBV) e Luciana Bagno (Diretora da Fundação Banco do Brasil). Eles fizeram parte do processo de avaliação dos projetos da categoria Aurora, destinada a atletas ou ex-atletas com atuação em projetos sociais de vôlei. A apresentadora e ex-atleta Fabi Alvim destacou: “A Isabel foi um farol e continua sendo”. “É uma honra imensa estar aqui, sobretudo por ser o primeiro Prêmio — o primeiro de muitos. É muito bonito ver pessoas que fazem do esporte algo muito maior do que a competição em si. Os projetos que conhecemos aqui hoje mostram o esporte como ponte para vidas melhores. Nem todos os beneficiados serão campeões, mas todos terão acesso a novas oportunidades. Isso me emociona profundamente. É um privilégio poder contribuir com algo tão transformador.”, completou Luciana Bagno, Diretora da Fundação Banco do Brasil.

Na categoria Aurora, dedicada a atletas e ex-atletas que lideram projetos sociais em suas comunidades, foram premiados: o atleta Joanildo Costa Junior com o projeto ‘Esporte Além da Bola’; o atleta Narcizo Gomes de Lima Júnior com o projeto ‘Redes que Transformam’, do Instituto Além dos Olhos; o atleta Jorginho com o projeto ‘Cruzamento Perfeito’, do Instituto Bola pra Frente; a atleta Elaine Nunes Maciel com o projeto ‘Vendedores’, do Instituto OBI, o atleta Serginho com o projeto ‘Instituto Serginho 10 de Vôlei’; a atleta Fernanda Pasquarelli com o projeto ‘Aikua Voleibol Feminino Parauapebas’, do Sistema Brasileiro Pró-Arte Saúde e Meio Ambiente – SIBRASTEM. Filhos e netos de Isabel Salgado subiram ao palco durante a entrega em um momento emocionante da noite.“Estar perto dessa família tão inspiradora é um privilégio para todos nós, porque carregam e representam a essência da Isabel e sei o quanto esse Prêmio significa para todos.”, disse Carol Barcellos. 

Na categoria Semente, voltada a iniciativas nascentes com alto potencial de impacto, foram 142 inscritos, 40 finalistas e 16 premiados. Os projetos participarão de um programa de capacitação: Andressa Dos Santos Fernandes; Clésia Márcia Rodrigues de Matos; Danielle Cristine Menezes do Vale; Denilson Oliveira Santos; Erlande Martins Pereira; Eva Vilma Costa Ferreira; Flávia Dias de Carvalho; Gleice Gomes Batista; Ivanise Santos; Jeronimo Julio Santos Spinola; Jônatas Cerqueira Melo; Lucilene Ferreira da Silva; Marcelo Leandro de Lima Meneghini; Marcus Vinicius de Medeiros Alves; Thallis Luiz Souza Ramos; Tuany Tomaz Nascimento. 

Marcius Oliveira

A categoria Raízes, com votação popular nas redes sociais, contemplou projetos consolidados de alcance regional, voltada para empreendedores sociais com iniciativas de voleibol já em andamento. Foram premiados os projetos ‘SuperAção – Vôlei Sentado’, da Associação dos Moradores da Quarta Etapa do Conjunto Ceará, com sede em Fortaleza- CE, e projeto ‘Esporte para Todos’, da Associação Esportiva Feminina da Amazônia, que sediado em Santarém – PA. “Assim como as raízes que nutrem, esses projetos fortalecem ações já existentes e que continuarão a transformar vidas. Foi uma  noite de encontro e reconhecimento que celebra o esporte que acolhe, transforma e alcança cada canto do Brasil”, declarou Carol Barcellos. 

Os troféus, assinados pelo artista Raul Mourão, foram entregues aos premiados junto com aportes financeiros e, no caso da categoria Semente, inclusão em programas de capacitação. Maria Clara Salgado lembrou ainda que o Brasão, entregue como um honraria, é um dos legados do prêmio. “É uma forma de reconhecer aqueles que fazem do social uma parte importante da vida. Uma maneira de valorizar e homenagear a história dentro e fora das quadras desses atletas.”, disse a ex-atleta. 

“Meu coração segue cheio de certeza de que estamos construindo um caminho de esperança e com oportunidades reais para todos. É uma honra imensa ver o nome da minha mãe, Isabel Salgado, associado a tantos projetos e pessoas que acreditam, como ela acreditava, que o esporte pode ser uma ferramenta de inclusão e impacto social.”, celebra Maria Clara Salgado. “Nossa mãe foi uma força indomável — furiosa, inquieta, revolucionária. Com o vôlei ela abriu caminhos, sonhou com uma educação transformadora e uma cidade mais justa. Isabel é memória viva, é presente pulsante, é o futuro que continua a nos inspirar.”, completou. 

Breno Melo

No evento, Maria Clara anunciou a nova parceria com o Comitê Olímpico do Brasil que vem para fortalecer ainda mais a iniciativa. “O Comitê Olímpico do Brasil estará com vocês no ano que vem.”, declarou Emanuel Rego (Diretor Geral do COB).

Com gestão do Instituto da Criança, o Prêmio Isabel Salgado se inspirou na iniciativa internacional, o troféu Walter Payton, e já nasce como uma das principais premiações de impacto social ligadas ao esporte no país. O Banco do Brasil foi patrocinador da iniciativa, que também teve parceria da CBV – Confederação Brasileira de Voleibol, apoio da Globo. 

“O Prêmio mostra que a Isabel deixou um legado não só no esporte, mas dentro da própria família. É emocionante ver seus filhos unidos, guiados pelos mesmos pensamentos e ideais que ela sempre defendeu.”, declarou Radamés Lattari, presidente da CBV.

 A cerimônia reforçou o compromisso de Isabel com causas sociais e lançou luz sobre novos caminhos para que o esporte continue sendo uma ferramenta de transformação real.

Para saber mais sobre os vencedores e detalhes dos projetos premiados, acesse: www.premioisabelsalgado.com.br