×
  15 de abril de 2025

Alunos do Direito Unifipa vivem experiência de diplomatas em simulação da ONU


Fonte: Alan Gazola – Comunicação FPA

Fotos: Divulgação

Os estudantes representaram diferentes países e defenderam suas ideias sobre temas importantes para o mundo.

Na segunda semana de abril, os alunos do 4º ano do curso de Direito da Unifipa participaram de atividade prática que simulou, com adaptações, a abertura da 80ª Sessão Anual da Assembleia Geral das Nações Unidas, prevista para ocorrer em setembro deste ano, em Nova York. A simulação, intitulada “Debate Geral de Alto Nível”, faz parte do cronograma anual da disciplina de Direito Internacional Público e teve a orientação da Profa. Dra. Ana Paula Polacchini de Oliveira e o apoio dos monitores da disciplina.

Durante o evento, os estudantes assumiram os papéis de diplomatas, ministros e chefes de Estado de diversos países, representando os interesses nacionais frente aos temas escolhidos, que se alinham à pauta da futura sessão da ONU e de eventos de cúpula subsequentes. O exercício teve como objetivo aprimorar habilidades, como negociação, oratória, inteligência emocional e argumentação, além de aprofundar os conhecimentos dos participantes em Direito Internacional.

Segundo a Profa. Ana Paula, a simulação permite aos alunos vivenciarem, na prática, o funcionamento de um dos principais órgãos da ONU. “A Assembleia Geral é espaço essencial de diálogo e cooperação entre as nações, responsável por enunciar normas, aprovar acordos, promover estudos, receber reivindicações e elaborar recomendações em diversas áreas, como política, economia, cultura, educação, saúde e direitos humanos. Ao participar dessa simulação, os alunos exercitam o conhecimento técnico, a empatia e a diplomacia, características fundamentais para o profissional do Direito”, explicou.

Representando os Estados-membros a simulação teve a participação de alunos do Instituto Federal, Campus Catanduva, integrantes do projeto IFMUN (Model United Nations), coordenado pelo Prof. Dr. Gabriel Terra Pereira. O projeto extensionista atua em escolas estaduais da região desde 2019, promovendo debates sobre política internacional, Direitos Humanos e o papel da ONU.

Participou ainda o Grupo de Estudos e Trabalho Moot Court e Direitos Humanos, projeto de extensão da própria UNIFIPA, também sob coordenação da professora Ana Paula.