Pedagogia Unifipa promove palestra sobre o autismo no campus sede
Fonte: Luiz Felício Bianchini Chaves – Comunicação FPA
Fotos: Divulgação
Nesta terça-feira, 29 de agosto, o curso de Pedagogia da Unifipa promoveu a palestra “O ensino estruturado para crianças autistas: a importância do manejo comportamental e uso de adaptações para o aprender eficiente”, ministrada pela Profa. Me. Maria Elisa Granchi Fonseca, no Campus Sede.
A coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Dra. Maria Silvia Azarite Salomão, destacou a relevante participação da palestrante e a importância do tema para alunos e profissionais da área da educação. Para ela, a temática constitui-se em um dos desafios para os profissionais da educação, para as escolas e demais instituições educativas na sociedade atual. “Nos últimos anos muito se tem falado em inclusão, abarcando pesquisadores, educadores, profissionais da saúde, pais e comunidade em geral. As políticas públicas educacionais ultrapassam os muros escolares, tornando-se preceitos legais a serem implementados por todos os envolvidos nesse processo de garantia de direitos a todos as pessoas com deficiência. É nesse contexto que espaços como este se propõem ao debate acerca da inclusão e, especialmente, à temática do Transtorno do Espectro Autista”, ressaltou Dra. Maria Silvia.
A palestrante, referência no tema, abordou ensinamentos sobre o manejo comportamental e o uso de adaptações para a população autista para mais de 200 pessoas, entre elas, egressos dos cursos de Pedagogia, Educação Física e Biomedicina; alunos do curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Pedagogia Unifipa; representantes e profissionais das APAEs de Cajobi, Catanduva e Novo Horizonte; representantes das Redes Municipais de Educação dos municípios de Ariranha, Cajobi, Catanduva, Catiguá, Elisiário, Itajobi, Irapuã, Monte Azul Paulista, Novais, Novo Horizonte, Palmares Paulista, Paraíso, Pindorama, Tabapuã, Urupês e Vista Alegre do Alto; representantes de escolas particulares, como Colégio Catanduva, Maple Bear, CETEC, Colégio Nossa Senhora do Calvário; representantes de Mães do TEApoio, do projeto Corujas do Bem, da Associação Butterfly, de Vista Alegre do Alto, e da Santa Casa de Santa Adélia.
A palestrante, Profa. Me. Maria Elisa Granchi Fonseca, é psicóloga graduada pela PUC Campinas, Mestre em Educação Especial pela UFSCAR, Analista do Comportamento pelo Instituto LAHMIEIdaUFSCAR e possui formação no modelo TEACCH pela Universidade da Carolina do Norte nos Estados Unidos.
Autoridades do Estado SP prestigiaram empresário de Socorro na capital Paulista
Deputado Luiz Carlos Motta Recebe Título de Cidadão Emérito de Ribeirão Preto