Destaques da programação do Sesc Catanduva (19 a 25.06)
Fonte: Henrique Carlessi – Imprensa Sesc Catanduva
Fotos: Divulgação
AÇÕES PARA CIDADANIA – PALESTRA – Estatuto da Pessoa Idosa e o Idadismo: panoramas, medidas de proteção e aspectos sociais.
Data: 21 de junho (quarta-feira), às 14h.
Local: Sesc Catanduva (Sala de Ginástica)
Como participar: grátis. As inscrições podem ser feitas no local, com 30min de antecedência.
O Bate-papo que coloca em perspectiva a trajetória do Estatuto da Pessoa Idosa ao longo dos seus 20 anos de existência e os aspectos específicos sobre o Idadismo e as medidas de proteção amparadas na lei e no Código Civil conta com a participação especial da professora Bibiana Graeff, graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bibiana também é mestre em Direito Ambiental (Dea Droit de l’environnement) pelas Universités de Paris 1 – Panthéon Sorbonne e de Paris 2, Panthéon-Assas (2003) e possui doutorado em Direito pela Université de Paris 1, Panthéon-Sorbonne e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), em regime de cotutela.
Além disso, é professora adjunta da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Leciona, entre outras disciplinas na graduação em Gerontologia da EACH: “Direitos Humanos e Envelhecimento”, atuando igualmente nas áreas do Direito Ambiental e do Direito Internacional Público.
Bibiana ainda integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da EACH/USP (Linha de Pesquisa: Gestão Gerontológica) e participa do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito da USP (área de concentração: Direitos Humanos), onde lidera o grupo de pesquisa: “Direitos Humanos, Envelhecimento e Velhice”.
Atualmente, é vice coordenadora do Curso de Bacharelado em Gerontologia (EACH/USP).
Livre – Autoclassificação.
—
MÚSICA – Leyde e Laura
Data: 22 de junho (quinta-feira), às 20h.
Local: Sesc Catanduva (Quiosque).
Ingressos: show grátis e aberto ao público. Não há necessidade de retirada antecipada de ingressos.
As irmãs, que completam 30 anos de carreira em 2023, são responsáveis por um dos mais belos e aplaudidos duetos femininos da história da música sertaneja.
Apaixonadas pela música sertaneja raiz, começaram a cantar ainda crianças influenciadas artisticamente por duplas do estado de Goiás – um dos berços do gênero – por artistas como Chitãozinho & Xororó e Trio Parada Dura.
Atualmente somam mais de 15 trabalhos lançados, incluindo um DVD e parcerias musicais com nomes, como: Peão Carreiro, As Galvão, Mococa e Paraíso, João Carreiro e Capataz e Teodoro e Sampaio.
Livre – autoclassificação.
Link: Meu canto caipira – Leyde e Laura
—Foto: Sandro Portaluri
TEATRO – Constância, o lugar.
Data: 23 de junho (sexta-feira), às 20h.
Local: Sesc Catanduva (Quiosque)
Ingressos: espetáculo grátis e aberto ao público. Não há necessidade de retirada antecipada de ingressos.
O espetáculo é resultante do projeto ‘Residência Artística em Teatro’ ministrado pelo Coletivo Dell’arte e baseado nos contos “A Menina de Lá” e “Sarapalha”, do escritor Guimarães Rosa.
A peça traz à tona um diálogo com o público sobre um lugar que se perdeu no tempo. Os dias, as pessoas e as coisas são permanentes, embora totalmente provocadas por suas vivências.
Uma contadora de histórias deslocada no tempo fala sobre esse lugar que ninguém conhece – o lugar do coração. As cores, as palavras e as frases trazem para perto do público um recorte do sertão de Minas Gerais.
Livre – Autoclassificação.
—
CINEMA – Cine debate – Retrato de uma Jovem em Chamas.
Data: 24 de junho (sábado), às 9h30h.
Local: Senac Catanduva (Auditório – Rua Santos, nº 300, Vila Rodrigues).
Como participar: grátis. As inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento do Senac, com 30min de antecedência.
O filme se passa em 1770, quando a pintora Marianne (Noémie Merlant) chega a uma ilha francesa para pintar um retrato de Héloïse (Adèle Haenel), que depois deverá ser enviado a seu futuro marido.
A missão é mais difícil do que parece: por se opor ao casamento, Héloïse se recusa a posar para qualquer artista. A saída é que Marianne finja ser uma dama de companhia, passando os dias com Héloïse e trabalhando no retrato em segredo. Com o tempo, a ligação entre as duas se torna mais profunda e mais íntima.
Não recomendado para menores de 14 anos – Autoclassificação
Link: Trailer – Retrato de uma jovem em chamas
—
OFICINA – Caderno de receitas típicas.
Data: 24 de junho (sábado), às 14h.
Local: Sesc Catanduva (Espaço de Tecnologias e Artes)
Ingressos: grátis. As inscrições podem ser feitas no local, com 30min de antecedência.
A principal riqueza da culinária brasileira está em sua diversidade, que valoriza os costumes e tradições de cada região, com pratos típicos que misturam diversos temperos e segredos, muitas vezes escritos em velhos cadernos pelos nossos antepassados.
Nesta atividade, os participantes poderão confeccionar seu próprio caderno de receitas e entender como as regionalidades estão sempre presentes no prato do brasileiro.
Não recomendado para menores de 14 anos – Autoclassificação
—
CONTAÇÃO – Histórias para Miguilins
Data: 24 de junho (sábado), às 15h.
Local: Sesc Catanduva (Espaço de Brincar)
Como participar: grátis. As inscrições podem ser feitas no local, com 30min de antecedência.
O projeto Histórias para Miguilins traz a inspiração no universo, personagens e contos da literatura de um dos principais autores brasileiros: Guimarães Rosa. Miguilim é uma criança, personagem marcante da obra literária de Guimarães, que não entende bem o universo dos adultos.
24 de Junho – História ‘Vilsinho e Francolin’: Vilsinho está apaixonado pela primeira vez e acha que o que sente no peito é algum tipo de mau agouro, visita então uma rezadeira para resolver o problema.
Livre – Autoclassificação.
—
TEATRO – Oi, Lá Inezita.
Data: 25 de junho (domingo), às 10h30.
Local: Sesc Catanduva (Quiosque)
Ingressos: espetáculo grátis e aberto ao público. Não há necessidade de retirada antecipada de ingressos.
História de uma corajosa violeira que não acredita num lugar definitivo para as coisas.
Subvertendo a lógica do mundo machista e patriarcal, se aventura por um Brasil repleto de riquezas e reinvenções.
Numa atmosfera envolvida pela música, dança e poesia, o espetáculo passeia por elementos da cultura popular brasileira e é inspirado na vida e na obra da mulher, artista e pesquisadora Inezita Barroso.
Livre – Autoclassificação.
Link: Teaser – Oi, Lá Inezita
OFICINA – A arte do fuxico.
Data: 25 de junho (domingo), às 15h.
Local: Sesc Catanduva (Espaço de Tecnologias e Artes)
Ingressos: grátis. As inscrições podem ser feitas no local, com 30min de antecedência.
O artesanato está na essência do povo brasileiro e contribui para o enriquecimento cultural, imprimindo costumes, tradições e as características de cada região.
O fuxico é uma técnica muito utilizada principalmente na região nordeste do país – feito com retalhos de tecidos – que ganhou destaque até no mundo da moda.
Neste encontro aprenda fuxicar e a criar lindos acessórios, como: tiaras, presilhas, colares e brincos.
Não recomendado para menores de 14 anos – Autoclassificação
Treinamento de Vias Aéreas Avançadas capacita enfermeiros do Hospital Unimed São Domingos
Ben Affleck é apontado como o homem mais bonito entre todos os eleitos pela revista People