×
  5 de junho de 2023

Hospitais da FPA e Recanto Monsenhor Albino aderem ao movimento mundial “O que importa para você?”


Fonte: Alan Gazola – Comunicação FPA

Foto: Divulgação

O objetivo da campanha é incentivar profissionais de saúde e atendidos a se comunicarem melhor. (Foto: freepik.com)

Os hospitais Emílio Carlos e Padre Albino e o Recanto Monsenhor Albino aderiram ao movimento global “O que importa para você?”, que tem por objetivo estimular conversas mais significativas entre profissionais de saúde e pacientes, criando vínculo e empatia entre eles. Para isso, os profissionais são estimulados a pensar em três premissas básicas: perguntar o que importa; ouvir o que importa e fazer o que importa.

Esse movimento teve início em 2010, no Instituto Norte-Americano Healthcare Improvement (IHI), onde os profissionais de saúde são instigados a promover conversas mais próximas e significativas com pacientes e familiares. A experiência realizada ganhou força, transpôs barreiras e hoje é praticada em mais de 30 países.

Todos os anos, no dia 6 de junho, a data ganha relevância com engajamento de inúmeras instituições em todo o mundo. Os dados do Instituto mostram que instituições que aderiram ao movimento há mais tempo como, por exemplo, o Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos do Vento e a Rede Santa Catarina, pioneira na adesão na América Latina, evidenciaram que as ações motivadas pela campanha refletiram significativamente na melhora de indicadores assistenciais e, consequentemente, contribuíram para o fortalecimento da humanização, segurança e cuidado centrado na pessoa, além de auxiliar na valorização e sentimento de propósito por parte das equipes assistenciais.

“Ao praticar a escuta ativa e atenta, passa a existir maior integração entre os profissionais de saúde, os pacientes e familiares e essas são as premissas da humanização”, explica o diretor médico da Fundação Padre Albino, Luís Fernando Colla, ressaltando que essa prática já é uma realidade no SUS há alguns anos. “O foco no cuidado na pessoa está se expandindo na prática e se mostrando necessário, seja em unidades públicas ou privadas, pois todos querem ser atendidos de forma humanizada e confiável”, ressalta o médico.

Dados de ouvidoria, pesquisa de satisfação, notificações de eventos adversos, dentre outros relatórios, apontam a comunicação como importante tópico a ser trabalhado para que os melhores resultados sejam obtidos. Dr. Colla ressalta que a adesão dos hospitais ao movimento global reforça as estratégias previstas em planejamento. “Estamos estruturando a governança clínica e aprimorando os protocolos médicos com esse enfoque”, disse.

A Fundação Padre Albino possui mecanismos de ‘voz do cliente’, o que contribui para a melhoria dos processos. Para a diretora de Saúde e Assistência Social, Renata Rocha Bugatti, conhecendo as expectativas em relação ao cuidado é possível realizar as entregas pertinentes, mais humanizadas e, consequentemente, alcançar os resultados e a sustentabilidade. “Precisamos pensar em estratégias de saúde coletiva, mas não podemos nos esquecer que estamos cuidando de pessoas, que são únicas e que nutrem o propósito da nossa missão”, afirma Renata.

Projeto ReConectar

O questionamento “O que importa para você?” é a base da metodologia utilizada pelo Projeto ReConectar – Rede de Conexão Trabalho com Alegria e Resiliência, iniciativa da Johnson & Johnson, do Hospital Sírio Libanês e do IHI, do qual os hospitais da Fundação Padre Albino participam com unidades pilotos (Centro Cirúrgico do Hospital Padre Albino e Ala Verde do Hospital Emílio Carlos). “Com a adesão ao movimento internacional, a instituição sustentará os conceitos adquiridos por meio do projeto ReConectar e estenderá os mesmos às demais unidades, após o término da referida consultoria, prevista para outubro de 2023”, informa Adriani Izabel de Souza Moares, gerente da Qualidade.

A campanha institucional “O que importa para você?” foi iniciada neste mês de junho e deve ser contínua, prevendo diferentes materiais e ações como, por exemplo, guias de educação corporativa, landing page, palestras, entre outras atividades, segundo os responsáveis pelo projeto.

female psychologist consulting patient at the desk in hospital. Medicine and health care concept