Galeria Melissa celebra 20 anos fazendo parte da história de São Paulo
Fonte: Marina Lapietra – MKT Mix
Fotos: Divulgação
Projeto trará nova fachada tecnológica, lançamento de livro, parceria com MASP e websérie para celebrar o legado e o futuro da icônica flagship da marca
A Galeria Melissa São Paulo comemora seus 20 anos com um projeto especial que reafirma sua vocação como espaço de experimentação estética, cultural e sensorial. A celebração inclui a inauguração de uma nova instalação imersiva, o lançamento do livro “Galeria Melissa 20 Anos”, uma websérie com 12 episódios, um evento comemorativo e uma colaboração inédita com o MASP. Toda a concepção e direção criativa do projeto é assinada por Erika Palomino, que lidera o time responsável por transformar o espaço em uma jornada visual e sensorial rumo ao futuro.
Inaugurada em 2005, a Galeria Melissa rapidamente se tornou um marco da capital paulista, reunindo moda, arte e design em um único ambiente. Desde sua concepção, destacou-se por seu átrio inusitado — um espaço vazio que, na verdade, era um convite e uma provocação: uma loja sem vitrine que exigia ser atravessada, explorada. Este icônico projeto de lançamento foi assinado por Muti Randolph. Em 2019, foi feito um redesign por Houssein Jarouche, em que tijolos feitos de Melflex® – o material exclusivo da Melissa – cobriram toda a parede do átrio e interior da loja.


Mais do que uma flagship store, a Galeria sempre foi um experimento vivo e pulsante, catalisador de ideias e plataforma de conexão entre a marca, a cidade e as pessoas. Criada para ser a “casa da Melissa”, a Galeria é um espaço de experiências imersivas e coletivas. O próprio nome já sinalizava essa intenção: mais do que loja, uma galeria artística aberta a múltiplas formas de expressão.
“Celebrar estes 20 anos com um projeto tão potente é reafirmar nosso compromisso com a experimentação e com o nosso olhar para o futuro. A Galeria sempre foi mais do que um ponto de venda – é um espaço vivo, onde moda, arte e design se encontram para provocar, inspirar e transformar. Essa instalação traduz com sensibilidade o espírito da marca: inquieta e múltipla. É um orgulho ver como conseguimos materializar, em forma e conceito, a trajetória de duas décadas e, mais do que isso, abrir caminhos para os próximos 20 anos”, afirma Fernando Serrudo, gerente de Marca e Comunicação da Melissa.


Ao longo dessas duas décadas, foram realizadas 56 fachadas artísticas, muitas delas icônicas e memoráveis. A cada nova intervenção, surgia a expectativa: “O que será que vem aí depois?”. Entre os marcos visuais mais impactantes, destacam-se:
- 2008 – Zaha Hadid: réplica superdimensionada da bota criada em colaboração com a Melissa.
- 2009 – Afromania: escultura de um elefante branco de 5 metros com padrões inspirados na etnia Ndebele.
- 2011 – Time Code: fachada mutante feita com 35 mil post-its.
- 2012 – Melissa Rainbow: mais de 500 mil peças de Lego formavam a fachada.
- 2016 – Mash Up: um poodle gigante de 5 metros ocupava o centro do átrio.
- 2018 – Irmãos Campana + Projeto Ponto Firme + Seu Jorge: grande trama de crochê feita com fios de PVC reciclados da Melissa.
- 2023 – Marc Jacobs: placas de paetês pretos e um cubo espelhado interativo no átrio.

Neste mês de maio, a Galeria inaugura sua 57ª instalação, concebida especialmente para celebrar seus 20 anos. A cenografia é assinada por Pier Balestrieri, artista responsável por grande parte das instalações mais emblemáticas da flagship ao longo dos anos. A nova fachada interativa combina painéis gráficos, placas acrílicas coloridas e um painel de LED que proporcionará uma interação com o público que passar pelo icônico átrio da Galeria: a identidade visual do projeto, assinada pelo estúdio Alles Blau, terá imagens geradas por um software desenvolvido por Matheus Leston conforme o movimento das pessoas ao caminhar pelo átrio. Além das imagens, sons também serão emitidos, criando uma experiência única para cada pessoa.
No centro da composição, uma imensa esfera giratória feita de espelhos convexos reflete fragmentos da cidade e insere o visitante na paisagem urbana. No interior da Galeria, um vórtice de luzes em movimento simula um portal do tempo, conectando passado, presente e futuro.
“A alegoria comemorativa dos 20 anos serve também para o convite de fabular o futuro. Ao olhar para trás, entendendo como chegamos até aqui, pensamos também em onde estamos, afinal, e aonde queremos chegar. Que São Paulo queremos, que cidadãs e cidadãos podemos ser? Cabe a nós, portanto, a criação de futuros possíveis, lugares de sonhos em pleno curso de concretude. E não é isso que faz a Melissa?”, pergunta Erika Palomino, diretora criativa do projeto.

A programação se expande para o ambiente digital com a estreia de uma websérie composta por 12 episódios, com participações de nomes relevantes do cenário criativo brasileiro, como Érika Palomino, Hussein Jarouche, Muti Randolph, Camila Yahn, Giu Mesquita e Hana Negreiros. A série aborda desde os bastidores da Galeria até a evolução de seu conceito estético, passando por personagens que marcaram sua trajetória e pelos desafios enfrentados. Mais do que um registro histórico, trata-se de um manifesto audiovisual sobre o papel da Melissa como plataforma inovadora e multidisciplinar.
Fechando o ciclo de comemorações, a Melissa lançará no início de julho o livro Galeria Melissa 20 Anos, que documenta a trajetória do espaço por meio de imagens, textos e depoimentos inéditos. O projeto editorial propõe um olhar reflexivo e afetivo sobre a construção de uma identidade que transcende o varejo e atua como catalisadora de movimentos criativos.
O lançamento deste livro ocorre paralelamente a uma parceria inédita com o MASP, um dos mais importantes museus de arte da América Latina. A colaboração, que ocorrerá em julho, inclui o lançamento da Melissa Refraction, uma versão exclusiva da icônica Melissa Possession, além de um chaveiro especial com a miniatura do modelo na cor vermelha — tom que se tornou símbolo visual do MASP. A parceria reafirma o vínculo da Melissa com a arte e o design brasileiros, ampliando sua atuação para além do universo da moda.