Alunos de Administração da Unifipa apresentam pesquisas e lançam novos projetos em Mostra Acadêmica
Fonte: Alan Gazola – Comunicação FPA
Fotos: Comunicação FPA
Na noite da última segunda-feira, 12 de maio, no campus São Francisco da Unifipa, foi realizada a Mostra de Pesquisas do curso de Administração. O evento reuniu alunos, docentes e convidados para troca de conhecimento, inovação e valorização da produção científica. A Mostra foi dividida em duas etapas. A primeira apresentou os cinco novos projetos que serão desenvolvidos entre 2025 e 2026 e a segunda trouxe os resultados das pesquisas realizadas ao longo do ano de 2024.
Na abertura, os docentes orientadores apresentaram os temas que serão trabalhados pelos alunos nos próximos semestres. Os projetos abordam temáticas relevantes e alinhadas às necessidades do mercado e da sociedade, como o estudo sobre o comportamento do empreendedor na tomada de decisões, coordenado pelo Prof. Me. Júlio Prado Neto; a organização financeira familiar, orientado pelo Prof. Me. Nilson Mozas Olivares; branding para micro e pequenas empresas, sob orientação do Prof. Me. Cléber Peres; o papel das organizações do Terceiro Setor no desenvolvimento local, com o Prof. Esp. Vinícius Eduardo Gussi, e um estudo histórico-cultural sobre o perfil empreendedor de Monsenhor Albino, orientado pelo Prof. Me. Marcos Venício Braz de Assis. “Pretendemos revisitar toda a trajetória de um dos maiores benfeitores para Catanduva e região com o olhar do empreendedorismo. Padre Albino foi um homem além do seu tempo e muita coisa que temos em nossa cidade devemos a ele, um administrador nato”, destacou o professor.
Na segunda etapa, os alunos que desenvolveram projetos ao longo de 2024 apresentaram os resultados de suas pesquisas. Cada grupo teve entre 15 e 20 minutos para compartilhar metodologias, dados e conclusões.
O primeiro grupo apresentou estudo de caso voltado à melhoria da eficiência operacional e organização de estoque em oficina mecânica da cidade. “Nosso objetivo foi solucionar as possíveis falhas na organização dos materiais. Para isso usamos ferramentas de gestão que otimizam o tempo de operação, agilizam a demanda, reduzem custos e facilitam a reposição de insumos”, explicou Bruno Carvalho, integrante do grupo que contou também com Frederico de Oliveira, Gabriel Cid, Gabriel Carvalho e João Pedroso, sob orientação do Prof. Vinícius Eduardo Gussi.
Outros projetos apresentados incluíram a criação de manual prático de consultoria em gestão financeira para micro e pequenas empresas, desenvolvido por Lorelai Tarraga e Roberto Subi, com orientação do Prof. Me. Marcos Venício Braz de Assis; manual de consultoria e auditoria de marketing, por Iago Castanha e Lara Rodrigues Mendes, orientados pelo Prof. Me. Cléber Peres, e o trabalho individual de Gregory Vares sobre a importância do controle estatístico de processos e o uso da inteligência artificial na produção, com orientação do Prof. Me. Nilson Olivares.
O Prof. Cléber Peres avaliou o evento de forma positiva: “Pelo nível dos trabalhos apresentados vemos o quanto é importante desenvolver a pesquisa e o crescimento dos alunos como profissionais. Em 2023 tivemos três projetos, no ano passado quatro, e agora cinco, o que mostra nossa evolução e o interesse crescente dos estudantes”.
O coordenador do curso, Prof. Me. Antônio Ágide Mota Junior, destacou o papel formativo da pesquisa na graduação: “Nosso objetivo é propor ao aluno, além da imersão no universo da pesquisa científica, a possibilidade de perceber os desafios do mercado, as tendências do futuro e as melhores práticas de gestão”.










