×
  9 de maio de 2025

Curso de Administração da Unifipa recebe Neto Colombo para palestra sobre Planejamento no Agronegócio


Fonte: Alan Gazola – Comunicação FPA

Fotos: Comunicação FPA

“A cultura de uma empresa ‘come’ a estratégia no café da manhã”, afirma o COO das Indústrias Colombo.

Na última quinta-feira, 8 de maio, os alunos do 2º ano do curso de Administração da Unifipa participaram de palestra com Neto Colombo, Chief Operating Officer (COO) e Diretor de Operações do Grupo Colombo, uma das maiores referências do setor de maquinários para o agronegócio no Brasil e no exterior. O encontro foi marcado por reflexões sobre a importância do planejamento estratégico no crescimento sustentável das empresas, especialmente no setor agrícola.

Com o tema “Planejamento no Agronegócio”, Neto Colombo compartilhou a trajetória da empresa familiar que, ao longo de gerações, evoluiu de pequeno negócio regional para se tornar multinacional com presença em mais de 60 países. O evento reuniu também docentes da instituição, egressos do curso de Engenharia Agronômica da Unifipa, acompanhados pelo coordenador do curso, Prof. Dr. João Paulo Ferreira.

Durante sua apresentação, expondo o case do Grupo Colombo, o executivo destacou a relevância do agronegócio na geração de oportunidades, emprego e riqueza para a região e reforçou o papel fundamental do administrador nesse cenário. “Queremos mostrar aos alunos o impacto do agronegócio na nossa economia e como o bom planejamento estratégico é essencial para manter a competitividade e inovação das empresas no setor”, afirmou.

Formado em Administração de Empresas e com especializações em Governança, Riscos e Compliance, além de MBA Executivo, Neto possui mais de uma década de experiência nas áreas de Finanças, Controladoria e Relações com Investidores. Na palestra, também enfatizou a importância da cultura organizacional alinhada à estratégia empresarial. “Sempre gosto de citar a frase de Peter Drucker que fala que ‘cultura organizacional come a estratégia no café da manhã’. Se não houver alinhamento entre os valores da empresa e seu plano estratégico, a execução tende a falhar”, destacou.

Ao ser questionado sobre os principais desafios enfrentados pelas empresas para se manter líderes em mercado competitivo, Neto foi enfático: “Resiliência! Devemos muito aos nossos precursores, meu pai e meu avô, que souberam enfrentar os desafios e se adaptar às mudanças sem perder o foco no relacionamento com os clientes”.

O coordenador do curso de Administração, Prof. Me. Antônio Ágide Mota Junior, reforçou a importância da aproximação entre o meio acadêmico e o mercado regional. “Trazer representantes de indústrias ligadas ao agronegócio é fundamental para o aprendizado prático dos nossos alunos. Nosso objetivo é mostrar exemplos reais de sucesso, como as Indústrias Colombo, que têm grande impacto na economia local e são reconhecidas internacionalmente”.

Com sede industrial em Pindorama (SP), as Indústrias Colombo são especializadas na fabricação de máquinas para colheita mecanizada de grãos, sementes e vagens, como café, amendoim, feijão, milho e soja. A empresa ainda possui duas filiais internacionais: uma em Adel, no Estado da Georgia (EUA), e outra em Río Cuarto, na província de Córdoba (Argentina).