Coluna do Turismo Paulista
Fonte: Jarbas Favoretto
Fotos: Divulgação
UM CORRETO COMTUR
Quando um Conselho Municipal de Turismo produz com maestria, chega a publicar um ‘Relatório de Atividades Anual’, orienta os seus membros sobre suas responsabilidades, preocupa-se com detalhes, e mantém no site da Prefeitura as suas Atas completas, então nós temos de elogiar e divulgar.
Tudo isso acontece na cidade de Cruzeiro, oficialmente um de nossos ‘Municípios de Interesse Turístico’.
Aquele Comtur preocupa-se com a sua identidade visual, criação de conta no Facebook e no Instagram, além do seu Relatório conter os seus Regimentos Internos, do Comtur e do Fumtur.
Parabéns àquele eficiente Comtur de Cruzeiro.

Na foto: Prédio da Rotunda da cidade de Cruzeiro (SP).
CENTRO CULTURAL ROTUNDA
Na verdade, trata-se de uma Rotunda Ferroviária, obra em semicírculo destinada ao “estacionamento” de locomotivas servindo, também, como oficina das mesmas.
Na cidade de Cruzeiro a Rotunda, construída em 1930 pela Companhia Oeste de Minas, com capacidade para abrigar 15 locomotivas, foi muito utilizada para cobrir o percurso entre Cruzeiro e cidades do sul de Minas Gerais.
Na década de 90, a propriedade foi desapropriada pela Prefeitura e feitas reformas necessárias para obter um novo espaço, atualmente chamado ‘Centro Cultural Rotunda’.
Visite a cidade de Cruzeiro.

Na foto: Posto de Informações Turísticas de Cruzeiro (SP), embora sem o “information”.
CIRCUÍTO DAS ÁGUAS PAULISTAS
Nove cidades turísticas, a maioria são Estâncias Turísticas, unidas em Consórcio para ações em conjunto, e mantendo integrada uma Comissão permanente de Guias de Turismo com Cadastur.
Como eles assim divulgam, a Estância Turística de Serra Negra conhecida por suas rotas de queijos, de vinhos e, agora do Café, ainda pode acrescentar a sua bela Fontana Di Trevi.
Outra boa Estância Turística é a tranquila Águas de Lindóia com suas águas termais terapêuticas e clima agradável.
Holambra é outra Estância Turística do Circuito das Águas Paulistas mais conhecida como a Cidade das Flores, iniciada por colonização holandesa, fato justificável do seu charme todo especial.

Na foto: Serra Negra (SP).
SOCORRO, LINDÓIA E MONTE ALEGRE
Monte Alegre do Sul é outra cidade do Circuíto Águas Paulistas, conhecida como a cidade presépio.
Lindóia (não confundir com Águas de Lindóia) também cercada pela Serra da Mantiqueira, ficou ainda mais famosa pela sua Água Mineral ter ido para a Lua.
Socorro já é uma cidade diferenciada por suas reocupações com acessibilidade de todas as formas. Não só a cidade como ainda alguns hotéis super bem adaptados, um convite até para quem não precisa.

Na foto: Criançada faz a festa no Campo do Sonho, em Socorro (SP).
PEDREIRA, JAGUARIÚNA E AMPARO
Aqui outras três cidades fechando o Circuíto das Águas Paulistas.
Pedreira, mais recentemente tendo inaugurado o seu Teleférico, é cidade fortíssima no Turismo de Compras, com sua forte tradição artesanal com peças de louças e cristais, bem como variados artigos de decoração. É a nossa ‘Capital da Porcelana’.
Amparo, uma tranquila Estância Turística com casarões centenários, antigas fazendas de café, produção de vinhos finos e queijos premiados é a Capital Histórica do Circuito das Águas Paulistas.
Jaguariúna fecha o circuito com o seu maior atrativo, qual seja o passeio pela famosa Maria Fumaça, mas possuindo também praças, parques e boa gastronomia.
Visite o Circuito das Águas Paulistas em qualquer parte do ano.

Na foto: Um dos cartões postais de Pedreira (SP).