×
  24 de abril de 2025

A essência do Brasil em Nova York: a nova coleção do estilista nordestino Júlio César que tem ateliê nos Estados Unidos


Fonte: Juliana Rangel Comunicação

Fotos: Divulgação

Com uma carreira marcada pela inovação e técnica apurada, Júlio César é conhecido por sua habilidade em colagens, mistura de tecidos e criação de texturas que desafiam as convenções da moda

Natural de Mossoró, no Rio Grande do Norte, Júlio César, 55 anos, é um renomado estilista que vive e trabalha em Nova York há três décadas. Durante sua temporada no Brasil, ele se inspira na rica cultura nordestina para desenvolver sua nova coleção “The Kindness of Strangers”, uma homenagem ao icônico Koos Van Den Akker, destacando a releitura do suéter de lã com gravata, uma peça emblemática que reflete o legado deixado por Koos.

Fotografada em São Luís, MA, a coleção dá continuidade ao projeto que Júlio César e o fotógrafo Ravaneli Mesquita têm realizado em diversas cidades brasileiras, como Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. Este projeto visa capturar a riqueza cultural e a diversidade do Brasil, sempre com um olhar atento à estética e à narrativa visual.

Segundo o estilista brasileiro radicado nos Estados Unidos, a proposta é trazer a alfaiataria e peças únicas que passam por uma curadoria rigorosa para garantir a qualidade em cada etapa do processo produtivo. “A nova coleção reflete uma dualidade entre inverno e verão, se adaptando à fluidez da vida moderna. Com golas, zíperes e decotes assimétricos, as peças oferecem um toque de surpresa, permitindo liberdade de movimento sem comprometer a elegância”.

Júlio César combina tecidos africanos, seda Dupioni, padrão Pied de Poule e seda Shantung em uma única peça, criando harmonia estética sem conflitos. Sua moda é sinônimo de sofisticação, autenticidade e atemporalidade, um convite para redefinir a forma de vestir e desbloquear novos costumes.

Um dos destaques da coleção é o uso do tecido sônico (Sonic Fabric), desenvolvido por Alyce Santoro a partir do reaproveitamento de fitas cassete. “Esta inovação não apenas reforça o compromisso da marca com a sustentabilidade, mas também exemplifica a exclusividade do meu DNA”, explica Júlio César.

Com cortes anatômicos, decotes degradê e detalhes refinados como cristais Swarovski aplicados, as peças foram projetadas para acompanhar a transição natural entre os diferentes momentos do dia. Toda a coleção também é levada para Nova York.

TRABALHOS DE JÚLIO CÉSAR

Ao longo de sua carreira, Júlio César colaborou com artistas renomados, como o sambista Martinho da Vila e a cirandeira Lia de Itamaracá, criando figurinos que celebram a cultura musical brasileira. Como único brasileiro no quadro de criadores da VOGUE PATTERNS, o estilista continua a se destacar no cenário internacional da moda, ao lado de designers aclamados como Rachel Comey e Diane Von Furstenberg. Em 2024, foi responsável pela criação dos figurinos de Darren Goldstein, ator da série The Franchise, que estreou a nova temporada na HBO no final do ano passado.

As coleções de Júlio César podem ser encontradas no Brasil, em seu ateliê em Natal, localizado na Rua Trairi, 514 – Petrópolis, CEP 59020-150; no Rio de Janeiro, na Casa de Antônia, na Rua dos Oitis, 54 – Gávea; e em São Paulo, na loja Pinga, na Rua da Consolação, 3378 – Cerqueira César, e também na Casa de Antônia, situada dentro da Casa Cascais, na Avenida Nove de Julho, 4984 – Jardim Europa. Nos Estados Unidos, as peças estão disponíveis em Nova York, no ateliê do Júlio, na 246 West 38th Street, Suíte 1106.

Publicações Recentes
26 de abril de 2025
1º aninho do Lucca
26 de abril de 2025
6ª Jornada do Quadril
26 de abril de 2025
Viva a Luísa Vieira