UniVita+: Mais conforto e cuidado para quem precisa
Fonte: Stella Vicente – Comunicação Unimed Catanduva
Foto: Unimed Catanduva
Com visitas domiciliares regulares, a equipe proporciona diversas facilidades
O UniVita+ é um programa da Unimed Catanduva que leva o cuidado especializado para além das instalações da cooperativa e do Hospital Unimed São Domingos. Voltado para pacientes que tenham dificuldades no acesso e/ou comorbidades que os impeçam de se locomover ou buscar um serviço de saúde facilmente, o programa proporciona visitas domiciliares regulares.
O UniVita+ é voltado a pacientes que se enquadrem em critérios técnicos definidos pela Unimed Catanduva. Eles são avaliados e incluídos no programa após avaliação e indicação da equipe multidisciplinar da operadora, que é responsável por realizar exames físicos, elaborar planos de cuidado assistenciais e alimentares, além de orientar sobre medicamentos e dispositivos de saúde em geral.
“A visita acontece de forma programada, agendada com os familiares ou o cuidador responsável e, durante a visita, fazemos o levantamento de todas as necessidades do paciente e cuidados necessários ao paciente”, explica Virgínia Bicudo Guardia Grandisoli, enfermeira do UniVita+.

Além do acompanhamento contínuo, o programa possibilita a realização de tratamentos no próprio domicílio, evitando a necessidade de deslocamento ao hospital. A Dra. Marcela Azem, uma das médicas do UniVita+, destaca os benefícios dessa abordagem. “Temos encontrado bastante facilidade em estar indo até o domicílio dos pacientes, que muitas vezes enfrentam dificuldades para se locomover até o hospital”.
Para os familiares, o UniVita+ representa um apoio essencial no cuidado com os pacientes. Márcia Fraga, filha de Luiz Fraga, paciente do programa, destaca a agilidade e o suporte oferecido. “Eles fazem visitas constantes de acordo com as necessidades e mantêm uma comunicação frequente comigo. Antes, para trocar uma sonda, precisávamos ir ao hospital, agora isso é feito em casa. Foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida”.