×
  4 de fevereiro de 2025

Jurista e escritor rio-pretense lança segundas edições de obras que celebram os 150 anos da imigração italiana no Brasil 


Fonte: Patrícia Ribeiro – Incomunica

Fotos: Divulgação

Em novas roupagens, revistas e ampliadas, as obras do jurista e escritor rio-pretense Durval de Noronha Goyos Jr., “Breve História da Imigração Meridional Italiana no Estado de São Paulo” e “Dicionário de Aforismas, Provérbios e Expressões Idiomáticas da Língua Napolitana”, ganharam segundas edições que serão lançadas no dia 18 de fevereiro, a partir das 19h30, na livraria Empório Cultural, no Riopreto Shopping.

Lançadas em julho de 2024, em São Paulo e Rio Preto, as primeiras edições esgotaram-se em apenas três semanas.

O livro aborda língua, cultura, literatura, artes plásticas, agricultura, indústria, futebol, ciência, gastronomia, sindicalismo e outros temas dessa história que começou nas décadas finais do século 19 e influenciou os rumos do Brasil desde então. A obra analisa ainda as condições socioeconômicas da Itália antes da emigração – e como as remessas de dinheiro enviadas pelos emigrantes influenciaram a economia de lá –, assim como avalia a situação do Brasil à época em que italianos vieram em massa para cá e se distribuíram por várias regiões do país e do Estado de São Paulo, especialmente sua capital.

Com prefácio da brasilianista Antonella Rita Roscilli, professora, escritora, jornalista e tradutora italiana, a segunda edição de “Breve História” possui 224 páginas, ilustradas com fotos históricas e foto de capa do renomado fotógrafo napolitano Salvatore Scialò.

Para o autor é importante preservar o “legado material e imaterial desse fluxo migratório”. Parte dos elementos de pesquisa para o livro foi cedida por famílias de descendentes, residentes no Brasil e na Itália, onde Noronha também consultou dezenas de personagens da comunidade napolitana, da qual sua própria família materna se origina. O índice onomástico cita centenas de nomes de pessoas e famílias que compõem a rica história da imigração italiana no Brasil.

Já o dicionário contempla quatro idiomas – napolitano, italiano, português e inglês, com conteúdo extraído de livros, dicionários, letras de canções, peças teatrais, poemas, preces, grafites e outros meios disponíveis, além de sua própria memória linguística de infância.