Educação holística valoriza relacionamentos humanos e amplia desenvolvimento durante aprendizagem
Fonte: Vitória Junqueira – Phábrica de Ideias Comunicação
Foto: Divulgação
Método de ensino coloca criança como protagonista, respeitando individualidade
Muito tem se falado da educação holística como forma de ampliar o desenvolvimento de crianças e jovens, preparando os alunos para a resolução de desafios que vão além do que é previsto na educação básica tradicional – baseada em conteúdo e avaliação.
De acordo com a diretora pedagógica Paulinne Figueiredo, a abordagem integrada, com as disciplinas se complementando em unidades temáticas, é a principal base da educação holística. “Na metodologia, o aprendizado leva em conta todas as esferas do aluno: física, emocional, intelectual e social. Desenvolvendo estes aspectos. É uma metodologia que se destaca por incentivar a criatividade e a autoexpressão”, explica a profissional da escola Maple Bear Araçatuba, instituição que adota metodologia canadense de ensino, que é uma referência internacional no assunto.
“Os propósitos são desenvolver cidadãos com habilidades sociais e emocionais, pensamento crítico e amor pelo conhecimento. Ou seja, quando esse indivíduo se forma, sai do sistema de aprendizagem – seja escola ou universidade – ele continua a expansão de conhecimento e desenvolvimento. Preparado para um mundo que está em constante mudança e ele sabe que precisa evoluir junto, acompanhar e vencer os desafios que forem surgindo. Seja em sua profissão, ou desbravando novas áreas”, conta Paulinne Figueiredo.
O método também favorece o ensino bilíngue. “Com esta metodologia, o aprendizado da segunda língua já é integrado e natural. As vivências permitem muita naturalidade para lidar com o inglês como se fosse uma língua nativa, o que diferencia totalmente o futuro desta criança. O aluno se sente confortável em seus desafios”, continua a diretora pedagógica da Maple Bear Araçatuba, Paulinne Figueiredo.
A seguir, confira algumas características do ensino holístico:
Character Education (educação do caráter) – Os alunos são vistos como seres holísticos. A alfabetização emocional acontece por meio do Character Education (educação do caráter) que possibilita compreender sentimentos. Os alunos são protagonistas para um aprendizado significativo, que valoriza o pensamento crítico.
O sistema não descarta a prática pedagógica, porém o aluno não é apenas um número. O aprendizado engloba olhar o estudante como um ser parcial, que precisa ser acolhido, ouvido e compreendido. Consiste em uma união do físico, intelectual, espiritual, emocional e psicológico. A ansiedade, as dores, os prazeres são complexos e precisam ser reconhecidos.
O modelo desenvolve não apenas as habilidades acadêmicas, mas também as sociais, emocionais e criativas. Valorizando a individualidade de cada aluno, promovendo um ambiente personalizado e inclusivo.
Papel do professor – vai além da transmissão de conhecimentos. O docente deve ser um facilitador do aprendizado, estimulando integralmente o aluno. Pesquisas mostram que a educação holística aprimora o desempenho acadêmico, diminui problemas de comportamento e favorece um ambiente escolar mais saudável.
A educação holística propõe uma visão mais ampla de sucesso, não apenas baseada em conquistas acadêmicas, mas também em bem-estar pessoal e felicidade. O modelo educacional tem sido adotado por diversas escolas ao redor do mundo, com resultados positivos na formação de indivíduos mais conscientes.
Virgin Limited Edition lança voo para conectar seus dois safári lodges no Quênia