Administração Unifipa atualiza matriz curricular
Fonte: Mauro Assi – Assessor de Imprensa da FPA
Foto: Comunicação FPA
Curso inclui disciplinas da área da saúde, inteligência artificial e gestão da felicidade atendendo as necessidades e tendências do mercado
Sempre olhando para as tendências do mercado e visando atender essas necessidades na formação dos seus profissionais, o curso de Administração da Unifipa promoveu atualização da sua matriz curricular.
“A nossa matriz curricular já foi atualizada no ano passado”, informou o coordenador do curso, Prof. Me. Antonio Mota Junior. “Dessa vez ela tratou da gestão hospitalar, cenários e tendências”, esclareceu, explicando que a gestão hospitalar vai muito além daquilo que se imagina. “Não é somente ambiente de hospital; a gestão hospitalar trata também de clínicas, de laboratórios. Por isso, se a gente unir hospitais, clínicas e laboratórios temos número grande de pessoas empregadas e atuando nesse segmento. Formar profissionais com capacitação, com as habilidades e competências para atuar nesse segmento para nós é importante; é uma necessidade de mercado”, considera Mota.
O coordenador anuncia que Organização em Sistemas de Saúde foi outra disciplina introduzida na matriz curricular. “Os sistemas de saúde movimentam recursos muito expressivos. Hoje o SUS é centralizado; grande parcela da população se utiliza dele e evidentemente tem recursos muito expressivos nesse sentido”, aponta. Mota lembra das empresas trabalhando, as parcerias público-privadas, as prefeituras contratando associações de serviços na área de saúde. Por isso, para ele, a formação do profissional em Sistemas de Saúde também passa a ser muito importante. Prof. Mota disse também que com essa disciplina pretende também trabalhar a interdisciplinaridade com outros cursos da Unifipa, como Enfermagem, Medicina e Biomedicina.
O coordenador do curso de Administração da Unifipa falou de outras duas novas disciplinas, também importantes – a Gestão Estratégica da Inteligência Artificial e Gestão da Felicidade.
Prof. Mota comentou sobre a tendência da inteligência artificial. “Precisamos desmistificar isso. Ela não é algo que veio para ocupar espaço de pessoas; ela vem como ferramenta, como apoio, como auxílio para melhorar a gestão, otimizando rotinas, facilitando tempo de resposta mais rápido, assertividade maior, qualidade maior”, argumenta.
Após a pandemia de Covid estão sendo registrados conflitos interpessoais nas organizações. Pensando na necessidade das empresas cuidarem mais das pessoas, da qualidade no ambiente de trabalho surgiu a disciplina Gestão da Felicidade nas Organizações. “A Gestão da Felicidade trabalha muito associada à gestão de pessoas no sentido de trazer leveza, fazer a rotina do dia a dia mais agradável, mais atrativa, mais motivadora”. Nas organizações há metas, desafios. Se puderem trabalhar com equipe energizada, motivada, terão ganho de produtividade, de qualidade, redução de absenteísmo, redução de turnover. Terão retenção de profissionais por trabalharem mais felizes. A gestão da felicidade é uma novidade que vem e que vai fazer parte das organizações e nós trouxemos esse pioneirismo nos cursos da nossa região”, conclui o coordenador.
Prof. Mota informou para os possíveis interessados que a Unifipa recebe até a próxima terça-feira (26) inscrições, gratuitas, para o vestibular de Administração pelo site www.unifipa.com.br/vestibular Após a inscrição, o candidato deve acessar o portal da Unifipa para a prova online, que também aceita notas do ENEM a partir de 2016 para o processo seletivo. Outras informações podem ser encontradas por atendimento telefônico pelo (17) 3311-3328.
Ben Affleck é apontado como o homem mais bonito entre todos os eleitos pela revista People