Egresso da Administração Unifipa ministra palestra sobre MEI
Fonte: Mauro Assi – Assessor de Imprensa da FPA
Fotos: Divulgação
O curso de Administração da Unifipa promoveu, nesta terça-feira (9), palestra sobre Microempreendedor Individual – MEI, ministrada pelo egresso Lucas Bizari. O Prof. Marcos Venicio Braz de Assis, que orienta o projeto de extensão ‘Desenvolvimento de Novos Negócios’, organizou a palestra para os alunos do primeiro ano como parte do projeto de extensão, que tem como objetivo o desenvolvimento de novos negócios e visa apresentar uma experiência prática na constituição de um empreendimento.
O coordenador do curso de Administração, Antônio Agide Mota Junior, apresentou Lucas Bizari aos alunos e ressaltou a importância da participação dos egressos nas atividades acadêmicas. Mota disse “que o sucesso dos egressos só evidencia a qualidade do curso na preparação do profissional para o mercado de trabalho”. Ele ressaltou aos alunos a importância da busca pelo conhecimento em todas as áreas profissionalizantes, pois o mercado é muito amplo para o profissional de administração.
O Prof. Marcos Venicio disse que o projeto de extensão contempla questões legais e burocráticas, além de estudo de enquadramento tributário para constituição de um novo negócio, e a palestra propiciou aos alunos visão prática sobre regime tributário, porte de empresa e natureza jurídica.
Lucas Bizari ressaltou que, dependendo do tipo de negócio, é sempre importante que o empreendedor analise a adoção do sistema de Microempreendedor Individual – MEI, principalmente na primeira fase do negócio, a fim de sentir o mercado nos primeiros meses e, depois, conforme a evolução da empresa, faça novo estudo para analisar a possível mudança para outras formas. Ele disse que, geralmente, a sequência de evolução de uma empresa e em relação ao regime tributário é MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real, respectivamente. Entretanto, ressaltou que isso não é uma regra, mas que pela experiência de 15 anos que possui de diversos segmentos geralmente são essas as etapas seguidas por muitos empreendedores.
O Prof. Marcos acrescenta que outra informação importante transmitida se refere às vantagens de uma empresa constituída como MEI. “Além de poder gerar notas fiscais respeitando o teto de até R$ 81.000,00 ao ano, a MEI possui baixo custo na abertura, isenção da comprovação de renda, isenção da Contribuição Previdenciária Patronal – CPP, isenção da Taxa de Fiscalização de Funcionamento – TFF, isenção de taxa de Risco Ambiental do Trabalho – RAT”. E complementa: “Está desobrigada a recolher os valores que são direcionados para o Sistema “S” e permite registro de pelo menos um empregado pela CLT, gerando para este empregado todos os direitos de uma empresa de regime normal”.
Durante a palestra, Lucas interagiu com os alunos e simulou com um deles a abertura de uma MEI por meio do Portal do Empreendedor. Após a palestra, os alunos tiraram dúvidas sobre a constituição de uma empresa, principalmente com relação ao Microempreendedor Individual – MEI.
Além de graduação em Administração, Lucas Bizari possui pós-graduação em Gestão Financeira e Controladoria, também pela UNIFIPA. É formado em Ciências Contábeis e possui outras especializações técnicas na área fiscal. Tem experiência de 15 anos na área fiscal e contábil no escritório Mafra Gestão Contábil e Empresarial.
Treinamento de Vias Aéreas Avançadas capacita enfermeiros do Hospital Unimed São Domingos
Ben Affleck é apontado como o homem mais bonito entre todos os eleitos pela revista People