Rapper Vinícius Preto lança seu novo álbum com show gratuito no Sesc Ribeirão
Fonte: Lisiane Marques – Outras Palavras Comunicação
Fotos: Divulgação/Guilherme Fuzaro
Novo trabalho do artista, que apresenta um rap contemporâneo mesclado às raízes da música negra, tem participações especiais de Dimi Zumquê, Afronauta e Cesar Hostil
Para celebrar o lançamento de seu álbum “Analogia de Quebrada”, o rapper, historiador e produtor cultural Vinícius Preto fará um show gratuito no Sesc Ribeirão, em 15 de novembro, às 16h. Conhecido por suas rimas que retratam a realidade da periferia, nesse novo trabalho, o artista se inspirou nas adversidades enfrentadas durante a pandemia e revisitou suas origens, criando um álbum que compara vivências pessoais com a realidade contemporânea.
O evento contará ainda com participações especiais do multiartista Dimi Zumquê e dos músicos Afronauta e Cesar Hostil, do coletivo Zamba Rap Clube, que integram o álbum, além do DJ Spin. “Será uma apresentação muito especial que marca não só o lançamento desse novo trabalho, mas também meus 15 anos de carreira no Rap. Preparamos algumas novidades para o público em relação ao palco, teremos um cenário que remete ao que é a quebrada”, diz o rapper.
O álbum destaca a vivência de Vinicius Preto como artista e músico negro da periferia do Brasil, oferecendo uma reflexão poderosa e autêntica por meio de suas letras e sonoridades. A escolha do termo “analogia” reflete a comparação entre o que ele viveu e o que a sociedade brasileira enfrenta, com foco na luta e na sobrevivência dos marginalizados.
As faixas de “Analogia de Quebrada” exploram uma gama de influências e estilos, desde o rap até o samba, promovendo uma experiência sonora única e envolvente. Conta ainda com colaborações internacionais dos rappers Leumer aka Kharrymbo e Tchembino, ambos de Moçambique, que trazem ainda mais diversidade cultural e riqueza musical ao novo álbum. “Eu os conheci por meio do projeto Barras Manning Arretadas, que reuniu rappers do mundo inteiro para cantarem juntos, onde fiz uma música com o “IMBLGK”, de Moçambique e a Sembanasaya, da Bolivia. Foi onde conheci o trabalho deles e fizemos contato, uma boa amizade e uma parceria que deu super certo”, comenta Vinícius Preto.
O álbum conta ainda com um feat com Dri Lima na música “Samba Pro Mundo”, uma homenagem ao Samba, com letra que traz diversas referências de artistas como Fundo de Quintal, Candeia e Cartola, entre outros. “A participação da Dri foi o ponto que a música precisava, pois no Samba as mulheres também foram e são protagonistas”, afirma o rapper.
Com mais de 70 músicas lançadas ao longo de 15 anos de carreira, Vinícius Preto é fundador do grupo Zamba Rap Clube (2010). Seu trabalho solo teve início em 2016, com o seu primeiro EP “Não Me Diga Que Está Tudo Bem” e, em 2019, lançou o seu primeiro álbum oficial “Canto Negro”, onde mostrou toda sua força e militância contra o racismo institucional.
Em 2020, mesmo com a pandemia, criou a produtora “Coisa de Preto Produções” e, junto com o rapper João d Deus, lançou um EP “Alvo$”, que uniu forças do rap em prol da música independente. Em 2021, criou o seu podcast Raízes e Matrizes, além de lançar 3 singles músicas que falam de amor, família e também de luta.
Em 2022 lançou os singles “Notícias da Segunda” e “Visão de Lince” e, em novembro, lançou o trabalho “Flores, Votos e Balas”. A Trajetória do rapper é muito rica e evidencia uma constância no seu trabalho: o amor à arte, aos seus princípios e à luta de ser artista independente. Em 2023 lançou o álbum “Beleza do Caos”, com o grupo Zamba Rap Clube.
SERVIÇO
Show Analogia de Quebrada, com Vinícius Preto e convidados
Data: 15 de novembro
Horário: às 16h
Local: área de convivência do Sesc Ribeirão – Rua Tibiriçá, 50 – Centro
Entrada gratuita