×
  1 de novembro de 2024

Entrega do Prêmio Administrador Emérito 2024 celebra a trajetória de Idalberto Chiavenato


Fonte: Katia Carmo – CRA-SP

Foto: Divulgação CRA-SP – O Adm. Idalberto Chiavenato, ao centro, durante cerimônia de entrega do Prêmio Administrador Emérito, promovido pelo CRA-SP

Cerimônia reservada aconteceu na última segunda (28) na sede do CRA-SP e reuniu membros do Conselho, convidados e homenageados de anos anteriores

O Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP realizou na última segunda-feira (28) a entrega da 43ª edição do Prêmio Administrador Emérito, que homenageou o Adm. Idalberto Chiavenato, um dos autores nacionais mais conhecidos e respeitados nas áreas de Administração e RH. 

A cerimônia reservada aconteceu na sede do Conselho e contou com a presença de membros do CRA-SP, de integrantes da Comissão Especial do Emérito e homenageados de anos anteriores, como Luiza Helena Trajano, Emérita em 2003 e atual presidente do conselho de Administração do Magazine Luiza; e Guilherme Afif Domingos, Emérito em 1987 e atual secretário de Projetos Estratégicos do Governo do Estado de São Paulo. 

Entre os presentes também estavam os coordenadores dos Grupos de Excelência e membros do Conselho Consultivo do CRA-SP, além de João Carlos Castilho Garcia e Edson Sadao, respectivamente presidentes do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo – CRC-SP e da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração – ANGRAD. 

Trajetória de sucesso 

Em seu discurso de abertura, o presidente do CRA-SP, Adm. Alberto Whitaker, falou sobre o extenso conhecimento de Chiavenato, com formações nas áreas da Filosofia, Pedagogia, Direito e Administração e relembrou o seu importante papel na história da educação brasileira. 

“Não é exagero dizer que o professor Chiavenato é corresponsável pela formação de várias gerações de profissionais, não somente nos cursos de Administração, mas também em diversas profissões nas quais a gestão (e as pessoas) têm um papel de destaque”, disse. 

Whitaker também relembrou como aconteceu a escolha do nome a ser homenageado este ano. “Chiavenato foi escolhido como o Administrador Emérito 2024 após uma votação aberta aos profissionais registrados e adimplentes no CRA-SP, que puderam decidir entre três nomes finalistas em processo coordenado pela Comissão Especial do Prêmio, presidida pelo professor Fernando Meirelles”, explicou. 

Homenagens

Após a abertura de Whitaker, Luiza Helena destacou que foi uma honra para ela ter sido a primeira mulher a receber o prêmio e lembrou que outras profissionais já foram homenageadas, mas que ainda é preciso haver mais nomes femininos na galeria. 

Em seguida, falou da honra de participar da comissão especial do prêmio este ano e de estar presente na entrega da homenagem. “Que o seu exemplo de vida, honestidade, competência e dedicação siga para todas as gerações. É muito emocionante ver que estamos fazendo isso em vida pelas pessoas”, ressaltou. 

Já Afif lembrou que Chiavenato faz parte de uma geração que passou por muita coisa, continuou se atualizando e permanece na ativa, trabalhando e dividindo espaço com os jovens de hoje. “À frente do seu Instituto, Chiavenato traz a sua visão estratégica para uma nova geração extraordinária que está vindo por aí. O senhor, como eu também, continuaremos na trilha da preparação desses novos profissionais usando a nossa experiência bem vivida. Por isso, receba todas as nossas homenagens”, disse.  

Agradecimentos especiais

Acompanhado da esposa Rita e do neto Lucas, Chiavenato agradeceu a todos os presentes e mencionou que a honraria recebida não é apenas um reconhecimento pessoal, mas sim uma celebração coletiva de todos aqueles que contribuíram e continuam a contribuir para a construção de um futuro mais promissor na área da Administração. 

“Ao longo da minha trajetória sempre acreditei que o verdadeiro valor de um educador está em sua capacidade de inspirar e transformar. Assim, dedico essa homenagem a cada um dos meus leitores e alunos, que são a razão do meu trabalho. A cada dia me motivo a buscar a excelência e a compartilhar o conhecimento que acumulei durante vários anos”, revelou. 

Chiavenato ainda agradeceu ao CRA-SP, por seu compromisso contínuo de valorizar e disseminar a importância da Administração no Brasil, e aos seus familiares, em especial à sua esposa e ao seu neto. “Por fim, lembro a todos nós que este prêmio é um convite à reflexão e à ação para que possamos, juntos, continuar a transformar o campo da Administração, promover a ética e inspirar as novas gerações a almejarem não somente o sucesso, mas principalmente o impacto positivo em nossa sociedade, que depende muito do nosso trabalho como administradores”, finalizou. 

Sobre o CRA-SP: O Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP é uma autarquia federal, criada em 1968 (três anos após a regulamentação da profissão de Administrador) que atualmente reúne cerca de 7 mil empresas e 60 mil profissionais registrados. Embora suas principais funções sejam o registro e a fiscalização do exercício profissional nas áreas da Administração, o CRA-SP tornou-se referência na qualificação de profissionais, ao disponibilizar, de forma gratuita, palestras e eventos em um ambiente onde o conhecimento é tratado como uma poderosa ferramenta, capaz de promover profundas mudanças sociais. Atualmente, o CRA-SP é presidido pelo Adm. Alberto Whitaker.