Revisitando o passado com o olhar no futuro
Fonte: Beatriz Debien – Link Comunicação
Fotos: Márcio Rodrigues
Cedro Textil lança sua segunda Coleção Jeanswear de 2024, cuja proposta conceitual é valorizar a essência “da moda pela própria moda”, do início ao fim do processo
A Coleção Jeanswear #2 2024 da Cedro Textil propõe revisitar o que movimenta a cadeia produtiva da moda: a própria moda, em todo o seu processo, ciclos e memórias. “A essência da moda está nas releituras do passado com visão de futuro. Com um olhar para nosso legado e outro para as infinitas possibilidades de inovação, nossa nova coleção traz três lançamentos, o denim Valtteri e os artigos colours Maranello e Portile”, conta a gerente de Marketing Jeanswear da Cedro Textil, Joanna Carrara.
Com dois desses três lançamentos, o novo editorial resgata peças jeanswear criadas nos últimos 18 anos da Cedro, período em que se reposicionou neste mercado. Esse movimento de reinvenção está entre as tendências para 2025. Marcas como Prada, por exemplo, trouxeram releituras do seu próprio acervo, misturando o toque retrô com estética futurista.
“Com criações que são hits na história da Cedro e da moda, reinterpretadas e remodeladas, o editorial da têxtil reflete o passado no presente, projetando o futuro em um momento em que a própria moda se reinventa, se ressignifica e se volta para um design e uma atitude de consumo mais autêntica, objetiva, duradoura e sustentável. O conceito editorial mescla todas essas influências do atual panorama ao universo histórico, multicultural e estético da moda brasileira e global”, pontua o gerente de Estilo da têxtil, Eduardo Paixão.
O ensaio mistura estilos como o clássico country, por exemplo, com o futurismo, as aplicações inusitadas do jeans e o “básico extraordinário”. Tudo isso em um cenário composto por croquis esvoaçantes, projetados em cortinas, e pelas imagens das peças materializadas nos figurinos dos modelos. Cada foto representa o início e o fim desse processo criativo. Da ideia, passando pelas fases de pesquisa e desenvolvimento de soluções, produção do tecido e do corte e costura, ao encantamento pela roupa pronta.
“Essa é a essência do trabalho das pessoas que fazem esse mercado acontecer. A moda evolui numa dinâmica cíclica, que revisita o passado ao mesmo tempo em que autoalimenta seu potencial criativo de inovação, atualização e modernização. O que nos motiva a criar tecidos e ter novas ideias para o setor é a própria moda. Nossa nova coleção quer falar de fundamentos sem ser nostálgica e de futuro sem ser delirante. E queremos, acima de tudo, que o mercado nos perceba como parceiros para todas as estações, ciclos e soluções”, completa Joanna.
A paleta de cores da temporada tem como base os tons terrosos, foscos, desgastados e variações de beges, que são bem comerciais, possuem demanda e atendem às expectativas do mercado jeanswear: das confecções ao consumidor final. Essas tonalidades foram mescladas a cores mais vibrantes, criadas no ambiente de inteligência artificial (IA). “Fizemos um casamento dessas duas paletas, que vai do básico ao exuberante: tons reais, comerciais e desgastados com cores vivas, solares, brilhantes e otimistas desse universo de fantasia da IA”, pontua Paixão.
Mesmo unindo duas vertentes estéticas tão diferentes, a paleta de cores dessa coleção é muito focada na aderência do mercado. O resultado final vem da observação e da escuta ativa do que o público da Cedro deseja e busca. “É uma cartela completamente voltada para atender às necessidades dos nossos clientes, do norte ao sul do Brasil”, completa Eduardo Paixão.
Serviço
Lançamento da Coleção Jeanswear Cedro #2 2024
De 15 a 18 de outubro – das 9h às 17 horas
Shopping Fashion Brás – Rua Xavantes, 719
Bairro do Brás – São Paulo/SP