×
  27 de setembro de 2024

Minicursos e workshops movimentam a VI Semana da Farmácia da Unifipa 🩸🔍


A atuação do farmacêutico na área forense estava entre os temas.

A VI Semana da Farmácia da Unifipa promoveu série de minicursos e workshops que destacam a versatilidade da profissão farmacêutica, colocando os futuros profissionais em contato com diversas áreas de atuação. Entre os destaques do evento, que ocorre entre os dias 23 e 27 de setembro, está o protagonismo do farmacêutico em áreas amplas, como a criminalística, hematologia, fitoterapia e aplicação de injetáveis.

Na noite de quarta-feira (25) o foco foi o workshop “Perícia Criminal – Desvendando manchas de sangue em locais de crime”, ministrado pelo Prof. Me. Alex de Oliveira, farmacêutico e perito criminal da Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo. Durante a atividade, Alex trouxe à tona o papel do farmacêutico na área forense, abordando seu trabalho em casos reais, e outros que ganharam repercussão nacional, como o caso Isabella Nardoni (2008).

“Um perito criminal com formação em Farmácia traz conhecimento profundo em áreas como hematologia e bioquímica, que são fundamentais para a análise de manchas de sangue e fluidos corporais em cenas de crime. Esse conhecimento pode ser determinante para desvendar casos complexos”, explicou Alex, destacando a relevância da intersecção entre a farmácia e a perícia criminal.

Enquanto isso, outros minicursos também atraíram a atenção dos alunos. A Profa. Dra. Sheila Freitas ministrou o curso “Aplicação de Injetáveis”, fornecendo aos participantes conceitos teóricos e práticos sobre técnicas de administração de medicamentos. Já a Profa. Me. Ariane Yoshikawa coordenou o minicurso “Hematologia aplicada à farmácia – entendendo a tipagem sanguínea”, oferecendo abordagem prática sobre os processos de identificação de tipos sanguíneos. No laboratório do curso, sob orientação do Prof. Esp. Fabiano Marcolin, os estudantes vivenciaram práticas sobre “Manipulação de Fitoterápicos”, técnicas essenciais para o desenvolvimento de produtos farmacêuticos à base de plantas.

A coordenadora do curso de Farmácia da Unifipa, Profa. Me. Roberta Zancheta Viola, destacou a importância das atividades práticas para a formação dos alunos. “As aulas possibilitam que os alunos tenham contato direto com situações que encontrarão no mercado de trabalho. A prática é essencial para que eles desenvolvam a habilidade técnica necessária, além de proporcionar a vivência mais próxima das realidades profissionais que podem escolher.”

O evento encerra nesta sexta-feira (27), quando será realiza mesa redonda promovida por ex-alunos do curso debatendo a ‘Empregabilidade’.

Fotos: Comunicação FPA

Texto: Alan Gazola | 📢Comunicação & Imprensa FPA | 🌐fundacaopadrealbino.com.br