Fisiculturista catanduvense ministra palestra para alunos de Educação Física/Unifipa 💪
Ex-aluno do curso e atleta profissional conta sua trajetória e dá dicas sobre o universo bodybuilding.
O fisiculturista profissional e ex-aluno do curso de Educação Física da Unifipa, Prof. Esp. Jr. Allexandre, ministrou palestra para os alunos na segunda noite da XI Semana da Educação Física da instituição, que este ano está trazendo egressos que se destacam na profissão. Com 22 troféus conquistados ao longo de sua carreira e Top 4 no Arnold Classic 2024, um dos maiores eventos de fisiculturismo do mundo, Jr. Allexandre compartilhou sua trajetória no esporte e ofereceu dicas valiosas sobre o universo do bodybuilding.
Durante o encontro, o atleta, que também é coach de musculação e proprietário de academia, abordou a história do fisiculturismo e explicou os principais cuidados para quem deseja iniciar no esporte. “Fisiculturismo não é apenas sobre levantar pesos, mas sobre disciplina, dedicação e, acima de tudo, cuidado com o corpo. É essencial manter rotina organizada de treinos, alimentação balanceada e descanso adequado para alcançar resultados consistentes. Isso, às vezes, pode exigir certos sacrifícios”, destacou Jr. Allexandre.
Além de relatar sua experiência e rotina diária de treinos, o palestrante abriu espaço para perguntas dos alunos. Um dos temas mais discutidos foi o uso de hormônios para aumento de massa muscular. Ao ser questionado sobre o assunto, Jr. Allexandre foi ponderado e reforçou a importância da avaliação individual. “É claro que para ser atleta profissional nessa categoria, somente o ciclo ‘natural’ poderá levar mais tempo até atingir o físico propício para competições. Mas o uso de hormônios deve ser tratado com muito cuidado. Cada caso é único e, se for necessário, deve ser feito com acompanhamento médico especializado”, afirmou o atleta.
Perguntado se em algum momento chegou a desistir e qual o motivo, Jr. Allexandre foi enfático em dizer que parar nunca foi sua decisão, mas que uma das maiores queixas é não poder partilhar um pouco mais do convívio familiar em períodos de competição. “Não me lembro de ir com minha filha tomar sorvete ou passar mais tempo cuidando dela. Isso às vezes me deixa triste, mas sei que o objetivo disso é dar o melhor para ela e minha família”.
Ao final da palestra, o coordenador do curso de Educação Física, Igor Braz, agradeceu a presença e o conteúdo transmitido por Jr. Allexandre, destacando a relevância do evento para o aprendizado dos alunos. “Lembro dele andando pelos corredores da Unifipa e hoje, ter um ex-aluno e atleta de renome como o Jr. Allexandre aqui, compartilhando sua experiência, enriquece muito o conhecimento dos nossos futuros profissionais”, disse Igor, que também entregou ao fisiculturista o certificado de participação honrosa pela contribuição na XI Semana da Educação Física da Unifipa.
A XI Semana da Educação Física segue com uma programação de palestras e atividades até o dia 12 (quinta-feira).
Fotos/Comunicação FPA
📝Texto: Alan Gazola | 📢Comunicação & Imprensa FPA | 🌐fundacaopadrealbino.com.br
Treinamento de Vias Aéreas Avançadas capacita enfermeiros do Hospital Unimed São Domingos
Ben Affleck é apontado como o homem mais bonito entre todos os eleitos pela revista People