×
  28 de agosto de 2024

Estudantes de Medicina da FAMECA participam de Seminário sobre Dermatologia Geriátrica


Fonte: Luiz Felicio Bianchini Chaves – Comunicação FPA

Fotos: Divulgação

Na última quarta-feira, 21 de agosto, alunos do 3° e 4° ano do curso de medicina da UNIFIPA/FAMECA, membros da Liga de Dermatologia, promoveram seminário sobre Dermatologia Geriátrica. O evento, realizado no campus sede, teve como foco a fisiologia do envelhecimento cutâneo e as principais patologias que acometem a pele dos idosos.

Durante duas horas e meia, os alunos discutiram tópicos essenciais sobre o envelhecimento da pele, cabelo e unhas, além de explorar as principais doenças dermatológicas que afetam a população idosa. A apresentação foi moderada pela Dra. Bruna Somilio, dermatologista e docente da disciplina de Dermatologia da FAMECA, que orientou os estudantes sobre as práticas clínicas que serão aplicadas no futuro atendimento aos idosos.

O seminário foi organizado por Ana Luisa Peres Tamburus, André Luís Moreira de Oliveira Filho e Maria Eduarda Camozzi, diretores da Liga de Dermatologia, juntamente com os membros Lanah R. Valentin, Maria Júlia dos Santos, Giovanna Archangelo, Richard Belmonte, Fernanda Fontanelli, Giulia Stefanelli, Mariana Mathias, Isadora Lázaro, Lis Rodrigues, Mariana C. Figueiredo e Lívia Stórte Gomes. A apresentação dos temas se baseou em estudo aprofundado de livros e artigos especializados em Dermatologia, proporcionando formação teórica robusta para os participantes.

A iniciativa teve como principal objetivo capacitar os alunos para a realização de consultas gratuitas a dez pessoas idosas institucionalizadas no Recanto Monsenhor Albino. Durante essas consultas, supervisionadas pela Dra. Bruna Somilio, os estudantes realizarão diagnósticos, exames dermatoscópicos e pequenos procedimentos, ampliando sua experiência prática e contribuindo para o cuidado integral da saúde da pele dos idosos.

De acordo com a Dra. Bruna, este tipo de atividade é fundamental para a formação dos futuros médicos, pois permite a aplicação de conhecimentos teóricos em situações reais, além de destacar a importância dos cuidados com a saúde cutânea na população idosa, que cresce a cada ano. “A participação ativa dos estudantes da FAMECA em projetos como este demonstra compromisso com o aprendizado contínuo e a responsabilidade social, elementos essenciais para a formação de médicos preparados para enfrentar os desafios da saúde no futuro”, ressalta a dermatologista.