Unimed Catanduva destaca a importância da LIBRAS no ambiente corporativo
Fonte: Emanuelle Dotta Amorin – Comunicação Unimed Catanduva
Fotos: Divulgação
Palestra reforça a necessidade de acessibilidade e comunicação inclusiva nas empresas durante o 4º dia da Jornada Unimed Pela Inclusão da Pessoa com Deficiência.
No dia 22 de agosto, o Hospital Unimed São Domingos seguiu com o 4º dia da Jornada Unimed Pela Inclusão da Pessoa com Deficiência, com a palestra sobre “A importância da LIBRAS no ambiente corporativo”, ministrada por Lucas Rafael Gomes dos Santos. Pós-graduado em LIBRAS e intérprete do SENAC e do SESC de Ribeirão Preto/SP, além de membro ativo da Associação de Surdos de Ribeirão Preto, Lucas compartilhou sua experiência sobre a LIBRAS no mundo empresarial.
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a forma de comunicação e expressão utilizada pela comunidade surda no Brasil. Reconhecida oficialmente como uma língua desde 2002, a LIBRAS possui estrutura gramatical própria e é essencial para garantir a comunicação efetiva e o acesso à informação para pessoas com deficiência auditiva. Sua utilização vai além de simples gestos, envolvendo expressões faciais e corporais que conferem significado à comunicação.
Incorporar LIBRAS no dia a dia das empresas traz inúmeros benefícios, tanto para colaboradores quanto para clientes. Ao promover a comunicação inclusiva, as organizações demonstram compromisso com a diversidade e criam um ambiente mais acolhedor e colaborativo.
A colaboradora Bianca Frasson compartilhou sua experiência sobre a palestra: “Foi extremamente importante para mim, pois eu tinha pouco conhecimento sobre o assunto. Agora, entendo melhor como a comunicação inclusiva pode impactar positivamente o ambiente de trabalho e a sociedade como um todo.”
O palestrante Lucas destacou formas essenciais para aumentar o conhecimento e a prática sobre acessibilidade e inclusão entre os colaboradores: “É fundamental promover workshops, oficinas de aprendizado, práticas de vivência e palestras conduzidas por pessoas com deficiência. Essas iniciativas ajudam a sensibilizar e educar, construindo um ambiente mais inclusivo e respeitoso.”
O Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da Unimed Catanduva tem o compromisso de atuar não somente com seus colaboradores, mas também com a sociedade e seus beneficiários, visando proporcionar um ambiente mais acessível e inclusivo a todos.
Treinamento de Vias Aéreas Avançadas capacita enfermeiros do Hospital Unimed São Domingos
Ben Affleck é apontado como o homem mais bonito entre todos os eleitos pela revista People